Topo
Blog da Sah Oliveira

Blog da Sah Oliveira

Categorias

Histórico

Cabelo crespo e cacheado são a mesma coisa? Saiba como cuidar de cada um

Sah Oliveira

22/08/2019 04h00

Cabelo crespo é lindo, sim! (Foto: iStock)

Saímos da ditadura do liso perfeito e partimos para a dos cachos perfeitos — ou seja, muita gente ainda julga o cabelo crespo como "ruim". Às vezes a própria pessoa acaba acreditando nisso: por não ter cachos mais abertos e não saber lidar com seus fios, acaba decidindo não assumir sua real identidade. Tudo porque acredita que o crespo não é bonito.

A verdade é que existem diferenças de um tipo de cabelo para o outro e, por isso, cada um precisa de um tipo de cuidado especifico.

Veja também:

O nosso crespo precisa de um pouco mais de atenção que os demais tipos de cabelo, pois ele é mais seco. Por isso, é preciso usar produtos específicos, que atendam às reais necessidades. A curvatura bem fechada faz com que a oleosidade natural não chegue às pontas de alguns cabelos, classificados como tipos 4 e 5. Já os cabelos cacheados, nomeados como tipo 3, são naturalmente mais hidratados. Como o fio tem a curvatura mais aberta, a oleosidade natural da raiz consegue alcançar todo o comprimento. Esse fio tem curvatura mais solta, definida e com menos frizz.

Tanto os crespos quanto os cacheados precisam de manutenção. Veja os cuidados essenciais para deixar tanto o cabelo crespo quanto o cacheado saudável e lindo:

Para quem tem cabelo crespo

Faça uma umectação por semana:

É uma das técnicas mais eficazes para repor a nutrição do cabelo extremamente seco. Você pode usar óleos de coco, oliva ou rícino, por exemplo. A umectação pode ser feita de duas formas: antes de lavar o cabelo, aplique um óleo 100 % virgem mecha por mecha e deixe agir por mais de quatro horas. Em seguida, lave o cabelo e faça seu ritual de beleza como de costume. Outra opção é aplicar no cabelo sujo mecha a mecha, antes de dormir. Deixe agir a noite toda. Ao acordar, lave e condicione como de costume.

Use produtos indicados para o seu tipo de cabelo:

Sempre escolha produtos com óleo na composição e que tenham como objetivos nutrir e hidratar os fios. Essa dica se aplica a qualquer produto capilar, tá?

Para quem tem cabelo cacheado

Faça hidratações semanais:

Para manter a saúde dos fios, é preciso hidratá-los uma vez por semana. Use uma máscara que atenda às necessidades do seu cabelo.

Evite usar produtos com muita consistência:

Não use produtos com muita consistência ou muito oleosos. Eles podem pesar seus fios, tirando a beleza e a leveza dos cachos. Ou seja, o movimento do cabelo pode ficar prejudicado.

Use produtos hidratantes:

Eles irão ajudar a manter a leveza e a definição dos seus cachos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre a autora

Com 23 anos, Sah é formada em Marketing na Universidade UBC e em Comércio Exterior pelo IFSP. Suzanense (SP), de família simples, conquista o público com sua simpatia, buscando sempre atender atenciosamente quem a acompanha.

Sobre o blog

Dicas de cuidados com o cabelo crespo e de beleza negra. Aqui você vai aprender técnicas para deixar os seus cachos ainda mais bonitos e vai entender melhor como lidar com o seu tipo de cabelo.

Mais Blog da Sah Oliveira