Blog da Sah Oliveira http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br Dicas sobre o mundo da beleza, dentre elas; dicas de cuidados com o cabelo crespo, dicas para beleza negra. Fri, 20 Sep 2019 14:52:11 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 O banho de brilho com queratina para cabelo crespo que você faz em casa http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/09/20/o-banho-de-brilho-com-queratina-para-cabelo-crespo-que-voce-faz-em-casa/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/09/20/o-banho-de-brilho-com-queratina-para-cabelo-crespo-que-voce-faz-em-casa/#respond Fri, 20 Sep 2019 07:00:40 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1192

Já fez de tudo que estava a seu alcance para recuperar o brilho do seu crespo e nada adiantou? Pois é, o cabelo crespo é muito seco e, por falta de cuidado, ele pode ficar extremamente ressacado e sem brilho. Se você já seguiu o cronograma capilar, e nada adiantou esse post é para você.

O banho de brilho irá devolver a vida aos seus cachos, retirando toda opacidade dando muita vitalidade aos fios.

COMO FAZER?
Esse tratamento é ideal para realçar a cor do seu cabelo, mesmo que seja natural ou não. Pode ser feito em qualquer tipo de cabelo, não se preocupe, não tem contra indicação. A ideia não é tingir seus fios. Mas é preciso saber que a tinta pode pegar um pouco. Então, a dica é usar uma cor exatamente do tom do seu cabelo ou levemente mais claro para não correr o risco de manchar.

Só uma observação básica: caso a sua raiz precise de manutenção, faça o procedimento antes para não correr o risco de machar.

PREPARO:
3 colheres de sopa de creme de hidratação (tem que ser branco)
1 colher de queratina liquida
1 tonalizante da cor do seu cabelo ou mais claro
1 colher de pantenol (vitamina B5)

COMO APLICAR?
Lave o cabelo como de costume. Em seguida, com uma luva, aplique a mistura por todo o cabelo, de modo que todos os fios recebam o produto. Deixe agir por 35 minutos, enxágüe e verá o resultado incrível.
Antes, aplique um creme hidrante para a pele nas extremidades do rosto, para não deixar manchas.

Esse procedimento pode ser feito a cada 30 dias. Não faça em excesso.

]]>
0
Penteados com lenço para cabelo crespo estão em alta; inspire-se http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/09/13/penteados-com-lenco-para-cabelo-crespo-estao-em-alta-inspire-se/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/09/13/penteados-com-lenco-para-cabelo-crespo-estao-em-alta-inspire-se/#respond Fri, 13 Sep 2019 07:00:39 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1173 O verão vem aí e, junto com ele, vêm as tendências, como em qualquer estação. Os lenços têm sido os queridinhos das mulheres porque, além de versáteis, são muito charmosos e ficam ótimos em diversas ocasiões.

Hoje irei compartilhar dicas e sugestões de como arrasar nos penteados usando lenço.

Primeira dica:

Esse penteado é um coque levemente preso no alto da cabeça. Com um lenço de sua preferência envolva o coque até dar a última volta. Para dar aquele charme, termine fazendo um laço na ponta.

Foto: reprodução Pinterest

 

Segunda dica:

Esse penteado é ideal para aquela pessoal que tem cachos longos. Prenda o cabelo no alto da cabeça e faça um breve coque. Antes de terminar de prender o final da mecha, jogue-a para frente imitando uma franja. Logo após, com um lenço, prenda a falsa franja fazendo um tiara. Pronto, fica lindo!

Foto: reprodução Pinterest

Terceira dica:

Separe mechas pequenas na parte da frente e as deixe soltas. A parte de trás você prende. Com um lenço, você irá esconder o cabelo. Deixe só a mechas frontais à mostra, amarre e pronto.

Foto: reprodução Pinterest

Quarta dica:

Esta proposta cai super bem para aquele dia de “bad hair day”, quando o cabelo não acordou legal. Então vamos de penteado. Basta prender todo o cabelo na altura da nuca e, logo depois, fazer uma tiara com o lenço bem rente ao baby hair, tapando as orelhas para dar um charme.

Foto: reprodução Pinterest

 

Use a buse dos lenços, eles são maravilhosos. É impossível não arrasar!

]]>
0
Como manter os crespos e cachos no frio? http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/09/06/como-manter-os-crespos-e-cachos-no-frio/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/09/06/como-manter-os-crespos-e-cachos-no-frio/#respond Fri, 06 Sep 2019 07:00:17 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1165

Quem tem cabelo crespo e cacheado já sabe que, quando fica frio, nosso cabelo fica com frizz, perde a forma, fica ressecado. Afinal, o que fazer? Como lidar com ele?

Compartilho com vocês algumas dicas para manter o cabelo sempre nutrido, saudável e lindo.

Evite lavar o cabelo:
Não é doideira. O cabelo crespo é seco por conta do formato do fio, que não permite que a oleosidade natural chegue até as pontas. Lavar o cabelo todos os dias estimularia ainda mais o ressecamento dos fios. O ideal é lavar 2 vezes por semana com aguá fria. Nos dias frios, lave com água morna.

View this post on Instagram

 

chasing the golden light w/ @jaystewartphoto

A post shared by alanna doherty (@alannanicolex) on

Não hidratar é um dos maiores erros:
Qualquer cabelo para se manter lindo e saudável precisa de cuidados. O indicado é hidratá-lo uma vez por semana. O cabelo crespo precisa de cuidados redobrados, por ser mais seco que os demais. Nesta estação do ano, faça bastante nutrição.

Veja também:

Como finalizar no frio:
O ideal é você usar produtos consistentes para manter a definição por mais tempo, já que no frio não conseguimos ter muitos ‘days afters’.

Secar é importante:
É fundamental não manter o cabelo úmido. Evite também deixá-lo secar naturalmente. Além do resultado da finalização ficar comprometido, não é bom para sua saúde e nem para o cabelo. Use difusor como aliado, ele seca com rapidez e garante uma super definição.

Revitalização como uma grande amiga:
No frio fica difícil lavar o cabelo. Para evitar desconforto, faça revitalização. Comece refazendo apenas as mechas que não estão legais, até que consiga lavá-lo novamente. Salvará muito sua vida naqueles dias de muita preguiça.

]]>
0
Quais cores de esmalte mais realçam a pele negra? Descubra os melhores tons http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/08/30/quais-cores-de-esmalte-mais-realcam-a-pele-negra-descubra-os-melhores-tons/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/08/30/quais-cores-de-esmalte-mais-realcam-a-pele-negra-descubra-os-melhores-tons/#respond Fri, 30 Aug 2019 08:00:30 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1124

Será que tons acinzentados são os melhores para a pele negra? (Foto: iStock)

Antes de qualquer coisa é preciso lembrar que não existe regra para o que você deve usar. Esse post serve para você entender quais são as cores que valorizam ainda mais a pele negra. Abuse das variedades, mas é sempre bom saber quais tons de esmalte são curingas e vão evitar dúvida na hora de escolher, não é mesmo?

Eu amo cuidar das minhas unhas. Acho superimportante mantê-las saudáveis e bonitas. Cada pessoa tem seu estilo, sua personalidade e seu tom de pele — e vale levar tudo isso em consideração. O principal quesito para saber se você sabe escolher é entender o que é contraste, que tem a ver com quanto o esmalte se destaca na sua pele.

Veja também:

Neon

Neon esteve em alta no verão e realça muito a pele negra. Eu estou viciada! Além disso, os tons vibrantes aumentam o contraste e realçam a pele. Não se limite a usá-los somente em uma estação: vale ousar o ano todo.

 

Branco

O branco é clássico e fica muito harmonioso na pele negra. Esmalte branco é curinga e cai bem em qualquer tom.

Terrosos

Os tons terrosos são lindos quando usados na pele negra, pois dão efeito de nude. O bom é que podem ser usados em qualquer situação. Como são neutros, vão da reunião à festa.

Vermelhos

Vermelhos, principalmente os tons mais abertos, ficam perfeitos em negras. O resultado tem um supercontraste, com aquele ar de sensualidade.

]]>
0
Cabelo crespo e cacheado são a mesma coisa? Saiba como cuidar de cada um http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/08/22/cabelo-crespo-e-cacheado-e-a-mesma-coisa-veja-as-diferencas-e-como-cuidar/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/08/22/cabelo-crespo-e-cacheado-e-a-mesma-coisa-veja-as-diferencas-e-como-cuidar/#respond Thu, 22 Aug 2019 07:00:59 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1129

Cabelo crespo é lindo, sim! (Foto: iStock)

Saímos da ditadura do liso perfeito e partimos para a dos cachos perfeitos — ou seja, muita gente ainda julga o cabelo crespo como “ruim”. Às vezes a própria pessoa acaba acreditando nisso: por não ter cachos mais abertos e não saber lidar com seus fios, acaba decidindo não assumir sua real identidade. Tudo porque acredita que o crespo não é bonito.

A verdade é que existem diferenças de um tipo de cabelo para o outro e, por isso, cada um precisa de um tipo de cuidado especifico.

Veja também:

O nosso crespo precisa de um pouco mais de atenção que os demais tipos de cabelo, pois ele é mais seco. Por isso, é preciso usar produtos específicos, que atendam às reais necessidades. A curvatura bem fechada faz com que a oleosidade natural não chegue às pontas de alguns cabelos, classificados como tipos 4 e 5. Já os cabelos cacheados, nomeados como tipo 3, são naturalmente mais hidratados. Como o fio tem a curvatura mais aberta, a oleosidade natural da raiz consegue alcançar todo o comprimento. Esse fio tem curvatura mais solta, definida e com menos frizz.

Tanto os crespos quanto os cacheados precisam de manutenção. Veja os cuidados essenciais para deixar tanto o cabelo crespo quanto o cacheado saudável e lindo:

Para quem tem cabelo crespo

Faça uma umectação por semana:

É uma das técnicas mais eficazes para repor a nutrição do cabelo extremamente seco. Você pode usar óleos de coco, oliva ou rícino, por exemplo. A umectação pode ser feita de duas formas: antes de lavar o cabelo, aplique um óleo 100 % virgem mecha por mecha e deixe agir por mais de quatro horas. Em seguida, lave o cabelo e faça seu ritual de beleza como de costume. Outra opção é aplicar no cabelo sujo mecha a mecha, antes de dormir. Deixe agir a noite toda. Ao acordar, lave e condicione como de costume.

Use produtos indicados para o seu tipo de cabelo:

Sempre escolha produtos com óleo na composição e que tenham como objetivos nutrir e hidratar os fios. Essa dica se aplica a qualquer produto capilar, tá?

Para quem tem cabelo cacheado

Faça hidratações semanais:

Para manter a saúde dos fios, é preciso hidratá-los uma vez por semana. Use uma máscara que atenda às necessidades do seu cabelo.

Evite usar produtos com muita consistência:

Não use produtos com muita consistência ou muito oleosos. Eles podem pesar seus fios, tirando a beleza e a leveza dos cachos. Ou seja, o movimento do cabelo pode ficar prejudicado.

Use produtos hidratantes:

Eles irão ajudar a manter a leveza e a definição dos seus cachos.

]]>
0
Qual batom valoriza o meu tom de pele negra? Veja como escolher cores http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/08/16/qual-o-batom-certo-para-o-meu-tom-de-pele-negra-veja-como-escolher/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/08/16/qual-o-batom-certo-para-o-meu-tom-de-pele-negra-veja-como-escolher/#respond Fri, 16 Aug 2019 08:00:43 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1089

Batom pêssego fica lindo em negras claras (Foto: iStock)

Você é do tipo que usa uma única cor de batom? Que tal arriscar um pouco? Variar nos tons pode te deixar ainda mais poderosa, já que esse item de maquiagem transforma um look em segundos.

É verdade que o batom vermelho é curinga — vai bem em qualquer pessoa. Mas você sabe quais outras cores valorizam o seu tom de pele?

Veja também:

Você sabe qual é o tom ideal para o seu tom de pele? Veja dicas

Pele negra

Vermelho, berinjela, lilás, marrom, chocolate, pink.




Pele negra clara

Vinho, vermelho, nude, bege, pêssego.



Pele negra com cabelo claro

Tons de rosa, marrom escuro e vinho.





Mas lembre-se: você não deve ficar limitada a essas dicas, pois pode usar o que quiser.

]]>
0
Penteados com turbante para cabelos cacheados e crespos: 5 inspirações http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/08/09/penteados-com-turbante-para-cabelos-cacheados-e-crespos-5-inspiracoes/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/08/09/penteados-com-turbante-para-cabelos-cacheados-e-crespos-5-inspiracoes/#respond Fri, 09 Aug 2019 08:00:06 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1093 Sabe aquele dia em que o cabelo não está legal, aquele bad hair day? Além do lenço e da bandana, o turbante pode ser uma boa opção para compor o visual. A cultura africana nos trouxe essa riqueza, que é tradicionalmente um acessório de muito valor cultural e religioso — e caiu no nosso gosto porque fica superpoderoso em nós, crespas e cacheadas.

Reuni cinco inspirações para você aderir aos penteados com turbante e variar o look no dia a dia:

Preso com coque

Basta você fazer um coque na altura do nuca e prender o tecido por cima:

Veja também

Rabo com franja

Faça um rabo de cavalo no alto da cabeça e envolva a cabeça com o tecido, como se fosse formar um touca. Para dar um charme especial, deixe a franja solta na frente.

Rabo à mostra

Este penteado fica perfeito em quem tem cabelo curto. Prenda-o em um rabo de cavalo no alto da cabeça. Envolva os fios com o tecido, como se fosse uma tiara, e deixe a parte de trás à mostra.

Tiara para curtos

Se o seu cabelo for bem curtinho, aposte nesta variação, em que o turbante também é preso como se fosse uma tiara. Fica um charme!


Preso com volume

Este penteado é para quem quer usar turbante sem esconder completamente todo o cabelo.

Basta usar a criatividade e arrasar!

]]>
0
Como usar vinagre de maçã no cabelo? Aprenda a fazer a reconstrução ácida http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/08/02/como-usar-vinagre-de-maca-no-cabelo-aprenda-a-fazer-a-reconstrucao-acida/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/08/02/como-usar-vinagre-de-maca-no-cabelo-aprenda-a-fazer-a-reconstrucao-acida/#respond Fri, 02 Aug 2019 08:00:51 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1091

Vinagre de maçã é um ótimo ingrediente também para o cabelo (Foto: iStock)

Já usou vinagre no cabelo? Esse ingrediente é um dos melhores reconstrutores capilares. Por ter o pH baixo (ácido), ele ajuda a equilibrar o pH do fio, o que evita o crescimento de fungos e bactérias no couro cabeludo e mantém as cutículas capilares fechadas e saudáveis.

Mas calma: não pegue qualquer vinagre que vir pela frente. Tem que ser o de maçã, porque não é indicado usar vinagre de vinho ou álcool, porque essas versões têm pH mais ácido, o que pode ressecar o cabelo. Misturado com água, o vinagre de maçã é o ideal.

Veja também

Para fazer essa reconstrução caseira você precisa de :

  • Xampu e condicionador
  • 2 colheres de máscara reconstrutora
  • 100ml de água filtrada
  • 25 ml de vinagre de maçã

Como fazer?

  1. Lave o cabelo com xampu como o de costume;
  2. Em seguida, aplique a máscara de reconstrução, deixe agir por 15 minutos e enxágue;
  3. Use o condicionador de sua preferência e enxágue novamente;
  4. Aplique a mistura de 100ml de água + 25ml de vinagre. Para facilitar, coloque em um borrifador e aplique da raiz às pontas dos fios;
  5. Deixe agir por dez minutos e enxágue;
  6. Finalize como de costume e pronto!

Essa é uma opção muito barata e eficaz para fios que acabaram de passar pelo processo de descoloração.

]]>
0
Penteados com cachos para casamento: 10 inspirações estilosas para noivas http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/07/26/penteados-com-cachos-para-casamento-10-inspiracoes-estilosas-para-noivas/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/07/26/penteados-com-cachos-para-casamento-10-inspiracoes-estilosas-para-noivas/#respond Fri, 26 Jul 2019 08:00:00 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1082 Lembro que a maioria das noivas alisavam seus cachos porque achavam que não tinham opções do que fazer com o cabelo. Ainda bem que isso ficou para trás e cada vez mais as mulheres crespas e cacheadas estão assumindo seus fios naturais e querem valorizá-los sempre. Inclusive para subir ao altar.

É claro que você quer arrasar no seu casamento. Cabelos crespos e cacheados já são naturalmente charmosos e volumosos. Então basta fazer algo simples que fica lindo. Veja estas dez inspirações de penteados maravilhosos e estilosos, que vão deixar seus cachos ainda mais poderosos.

Veja também

Se você é uma noiva romântica e busca leveza, siga esse estilo de penteado com flores — naturais ou artificiais — em tons pastel. Vale prender o cabelo em um coque ou deixá-lo semipreso:


Este penteado preso é megaestiloso. O voilette é um acessório que deixa o visual ainda mais charmoso e lindo:

Um simples afro puff fica magnífico com o acessório certo. Uma tiara delicada vai harmonizar com o penteado preso:

Estas opções são perfeitas para quem tem cabelo curto ou está encarando a transição capilar:

Se você tem o cabelo crespíssimo, este penteado é ideal para mostrar o poder. Escolha as cores e tamanhos das flores de acordo com sua preferência, ou opte por um acessório, como o voilette:



Não tem como você dizer que não o que fazer com o seu cabelo depois dessas inspirações!

]]>
0
Cabelo crespo: produtos indispensáveis para cuidar dos cachos em casa http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/07/19/cabelo-crespo-produtos-indispensaveis-para-cuidar-dos-cachos-em-casa/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/07/19/cabelo-crespo-produtos-indispensaveis-para-cuidar-dos-cachos-em-casa/#respond Fri, 19 Jul 2019 08:00:03 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1070

Use sempre um protetor térmico antes de usar secador no cabelo (Foto: iStock)

O cabelo crespo é muito seco. Se não usarmos produtos específicos, os fios ficam ressecados, opacos, sem vida. Se você ainda tem dúvidas sobre a rotina de cuidados a ser seguida, vou contar quais produtos são essenciais para manter a saúde do seu cabelo:

1. Linhas específicas para cabelo crespo

Eles são os mais indicados por ter fórmulas pensadas para atender as necessidades do cabelo crespo. Aprenda a decifrar os rótulos para evitar também componentes que fazem mal ao fio.

Veja também

2. Xampus hidratantes e suaves

Dê preferência a esse tipo de fórmula para ajudar a manter a oleosidade natural, evitando, assim, o ressecamento dos fios. Caso o seu cabelo seja muito muito seco, faça um pré-poo antes de lavar o cabelo, aplicando uma máscara de nutrição antes nos fios. Deixe agir por 3 minutos e retire para então seguir com a lavagem dos fios.

3. Óleos vegetais

Eles são os maiores aliados do cabelo crespo. Abuse de óleos extravirgem de oliva, coco, abacate, argan, murumuru… Faça umectação noturna, que consiste em aplicar o óleo mecha a mecha, deixar agir durante o sono e lavar no dia seguinte. Essa é uma das melhores técnicas para recuperar o cabelo.

4. Máscaras de hidratação

Faça hidratação pelo menos uma vez por semana. Use máscaras que contenham óleo na composição. Hidratações feitas com receitas caseiras também estão liberadas.

5. Protetor térmico

Tenha cuidado na hora de secar o cabelo crespo. Use produtos com proteção térmica e evite usar o calor do secador no máximo.

Dica extra:

Siga o cronograma capilar: assim, você irá atender todas as reias necessidades do seu fio.

]]>
0