Blog da Sah Oliveira http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br Dicas sobre o mundo da beleza, dentre elas; dicas de cuidados com o cabelo crespo, dicas para beleza negra. Sat, 04 Jul 2020 07:00:21 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 10 erros que toda mulher com cabelos cacheados comete http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/07/04/10-erros-que-toda-mulher-com-cabelos-cacheados-comete/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/07/04/10-erros-que-toda-mulher-com-cabelos-cacheados-comete/#respond Sat, 04 Jul 2020 07:00:21 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1559

Foto: Arquivo Pessoal

As imposições de padrões nos fizeram acreditar que os nossos cabelos crespos e cacheados não se encaixavam num conceito de beleza. Consequentemente, muitas mulheres não conseguiam se aceitar, não tinham produtos adequados para seu tipo de cabelo, nem mesmo sabiam como lidar com o próprio cabelo.

Veja também

Faz pouquíssimo tempo que estamos aprendendo aceitar e a enxergar a verdadeira beleza dos nosssos cachos. Então é normal cometermos alguns erros até aprender a cuidar das nossas madeixas com carinho.

Para que esse procesos seja ainda melhor para você, quero compartilhar algumas dicas com você:

1- Desembaraçar o cabelo a seco

O nosso cabelo precisa ser desembaraçado molhado, para evitar que os fios se quebrem.

2- Não desembaraçar com algum produto emoliente 

Fazendo isso você dificulta a lavagem dos seus fios, embaraçando ainda mais e criando os famosos “nós de fada”.

3- Usar secador em excesso

Essa dica é válida para todos os tipos de cabelo, pois o calor em excesso prejudica os fios severamente. Sempre que usar o equipamento, o indicado é aplicar um protetor térmico.

4- Não usar protetor térmico

Vale usar o protetor térmico também para proteger o seu cabelo do sol. Ele ficará mais saudável.

5- Aplicar máscara de hidratação com cabelo muito molhado

Isso dificulta a penetração do produto nos fios, reduzindo o poder de penetração e eficácia.

6- Usar xampú em excesso

O ideal é aplicar apenas na raiz de forma homogênea, evitando esfregar muito os fios para não gerar atrito, e consequentemente, quebra dos cachos. A própria espuma se encarrega de carregar o xampú para a extensão do cabelo.

7- Torcer o cabelo para tirar o excesso de água

Não faça isso, pois quebra demais os fios. Basta reparar: quando você faz isso, os fios caem nas nossas mãos.

8- Usar muito produto na raiz 

Isso enfraquece a raiz gerando queda, deixando o cabelo poroso, fraco e impedindo o crescimento.

9- Colocar as mãos dentro do produto para cabelo

Isso altera a composição do produto. O ideal é usar um espátula para aplicar no cabelo. Assim, seu creme vai durar mais e não terá o resultado alterado.

10- Usar o pente errado para o desembaraço dos fios

O ideal é sempre usar pentes de dentes largos, desembaraçando das pontas para a raiz, com o cabelo molhado. Vai evitar quebra, pontas duplas, e possíveis nós de fadas.

O seu cabelo vai ficar maravilhoso!

]]>
0
Saiba como identificar o seu tipo de cabelo crespo para cuidar melhor dele http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/06/27/saiba-como-identificar-o-seu-tipo-de-cabelo-crespo-para-cuidar-melhor-dele/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/06/27/saiba-como-identificar-o-seu-tipo-de-cabelo-crespo-para-cuidar-melhor-dele/#respond Sat, 27 Jun 2020 14:32:33 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1551

Na busca por identificar qual é o seu tipo de cabelo, as pessoas, desconhecendo suas caracteristicas, acabam confundindo. Com isso,  sempre que o cabelo tem alguma onda, elas tendem a dizer ” o meu cabelo é crespo”. Mas hoje quero demistificar isso. Venho mostrar as verdades sobre o nosso crespo.

Existem diversos tipos de cabelo crespo. Eles vão do 4A ao 4c –sem contar que existe o tipo de cabelo crespíssimo, que já entra no tipo 5.

É assim:

4A : Os cachos são finos no formato de mola, tendo uma estrutura mais aberta entre os crespos;
4B : Ele é meio termo, tendo um mistura entre cachos bem fechados e outros mais abertos;
4C: É o mais fechado de todos, tendo um aspecto mais frizzado

Veja também

Cabelo crespo é ressecado?

O cabelo crespo é mais seco que os demais fios por ter a estrutura mais fechada, impedindo que a oleosidade natural chegue nas pontas.

Cabelo crespo é áspero?

Essa ideia em relação aos crespos e crespíssimos é preconceituosa. Por não ter tanta definição, as pessoas criam essa falsa ideia. Isso é um mito, o nosso cabelo é tão macio que a sensação ao tocar é de que parece algodão.

Cabelo crespo é versátil?

Sim, se quisermos, podemos usar trançado, solto, mais definido, texturizado. O nosso cabelo tem muitas possibilidades, sem contar que o seu volume é um charme por si só.

Cabelo crespo dá trabalho?

Não, como qualquer outro cabelo exige cuidados para mantê-lo saudavel. Por não entender sobre as particularidades dos crespos é que as pessoas acreditam que haja alguma dificuldade.

O cabelo crespo é mais frágil?

Sim, diferentemente do que as pessoas pensam, quanto mais crespo for o cabelo, mais fino será o fio e, por isso, se torna mais fragil, pois quebra com maior facilidade.

Essas caracteristicas podem te ajudar a identificar qual é o seu tipo de crespo –ou melhor, se o seu cabelo é realmente crespo. Certo?

]]>
0
“Adotei pixie cut e amei, mas agora lido com mais opiniões preconceituosas” http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/06/20/adotei-pixie-cut-e-amei-mas-agora-lido-com-mais-opinioes-preconceituosas/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/06/20/adotei-pixie-cut-e-amei-mas-agora-lido-com-mais-opinioes-preconceituosas/#respond Sat, 20 Jun 2020 07:00:12 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1546

Jennifer Elisa de Oliveira Virginio

Hoje eu cedo meu espaço nesta coluna para convidar a Jennifer Elisa de Oliveira Virginio, mulher negra, 22 anos, estudante de publicidade e propaganda e criadora de conteúdo digital para falar sobre o quanto um corte de cabelo mudou sua vida.

*

Sou muito ligada ao mundo artístico e da moda, mas o mundo da beleza sempre teve minha atenção, em especial o que está relacionado à beleza negra, justamente por acreditar na autenticidade e liberdade de ser quem somos sem rotulagem e imposições. Para mim, a beleza negra retrata isso de maneira empoderada e singular.

Meus conteúdos nas redes sociais abordam minhas vivências e visão de mundo enquanto mulher negra. Gosto sempre de destacar que existe beleza em nós, independentemente do que nos foi ou é imposto. É importante que você entenda e mantenha sua essência e suas preferências mesmo que um padrão force em sentido contrário.

Veja também

Sempre tive cabelo longo, mesmo na transição capilar. Fiz de tudo para manter o comprimento até que ele ficasse natural por completo. Mas, recentemente, me desapeguei totalmente do tamanho de cabelo e apostei no pixie cut.

Me surpreendi com o tanto que amei, não me imagino mais com o cabelo como o de antes! Parece que nasci com o cabelo assim do tamanho que está.

Mas obviamente, tive que enfrentrar e ainda enfrento comentários preconceituosos baseados no meu corte de cabelo, como: “Você era mais bonita com o cabelo grande” ; “Vai deixar crescer, né?”; “Pensei que você estava doente e precisou cortar”; “Decidiu sair do armário?”; “Você ficou masculinizada com esse corte”.20

É inacreditável que ainda existe gente tão ignorante a ponto de definir sua sexualidade, feminilidade e até estado de saúde por um corte de cabelo

No começo quando eu recebia esses comentários, eu ficava sem reação, porque eu não imaginava que as pessoas teriam coragem de chegar em mim e falar isso descaradamente. Mas sempre mantive minha essência, entendendo que a minha opinião sobre quem eu sou para mim é o que realmente importa.

Nunca um corte de cabelo será capaz de me definir como um todo, até porque nós mulheres somos muito mais do que comentários e imposições que querem ditar. Seja como for, a real beleza é a beleza que existe em você.

]]>
0
Nunca fale deste jeito com uma mulher preta http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/06/13/nunca-fale-deste-jeito-com-uma-mulher-preta/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/06/13/nunca-fale-deste-jeito-com-uma-mulher-preta/#respond Sat, 13 Jun 2020 07:00:34 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1536

Nos últimos dias vimos e vivemos algo histórico. A nossa luta deixou de ser banalizada por muitos brancos, e finalmente conseguimos, de fato, ter alguma voz. A luta não para. E, com isso, muitas pessoas que se dizem antirracistas começaram a se questionar sobre muitas coisas.

É interessante ver que isso gerou certos posicionamentos. Mas não basta. É  necessário ler e consumir conteúdos que contam as nossas histórias. Só assim conseguiremos ter uma certa evolução verdadeira nessa questão.

Veja também

Nós, mulheres negras, enfrentamos diariamente o racismo de diversas formas. Existem muitos comentários racistas que ouvimos diarimente, mas que muitas pessoas brancas não têm a consciência de que certos termos são sim racistas.

Separei algumas frases que você jamais deve dizer para uma mulher preta:

1- Nossa, por ser uma negra, até que você é bonita!

A pessoa acha que pode estar fazendo um elogio, mas isso é racismo velado.

2- Posso tocar no seu cabelo?

Não faça isso. Ao pedir isso, você sugere que pensa que o nosso cabelo é duro ou ruim. Isso é inaceitável. Você não sai por aí pedindo para tocar em um cabelo liso, certo?

3- Seu cabelo dá para lavar?

Como assim? Em que mundo que você vive? Óbvio que dá para lavar, esse tipo de pergunta não se faz.

4- Você é uma morena linda!

Isso nunca foi e nunca será um elogio. Moreno é pessoa branca de cabelo castanho ou preto!

5- Vamos fazer o contorno para afinar esse nariz?

Poxa, a nossa beleza foi por muito tempo apagada. A mulher negra só é considerada “bonita” quando tem traço finos. Isso é racismo. Você, maquiador, não faça isso!

6- Relaxa, o meu cabelo é ruim como o seu!

Você não vai fazer a pessoa se sentir bem ao soltar esse tipo de comentário racista. O termo “cabelo ruim” não descreve o nosso cabelo crespo.

 

Espero que esse texto faça você refletir e entender que comportamentos racistas podem vir mesmo de quem não se vê dessa forma. E que mudar a forma como você fala também é contribuir para um mundo menos racista. Estamos conquistando nosso espaços de direito, mas ainda temos muito que evoluir ainda.

]]>
0
Como recuperar um cabelo crespo fraco em casa? http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/06/06/como-recuperar-um-cabelo-crespo-fraco-em-casa/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/06/06/como-recuperar-um-cabelo-crespo-fraco-em-casa/#respond Sat, 06 Jun 2020 07:00:58 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1531

Não sei o seu cabelo, mas o meu ficou muito fraco. Tem quebrado muito nos últimos momentos. Foi então que busquei a melhor forma de cuidar dele, já que não posso recorrer a um profissional.

O cabelo crespo é mais seco e mais fino do que os outros tipos de cabelo e, por esse motivo, quebra com maior facilidade.

Veja também

Dica 1: Tente seguir o cronograma capilar, intercalando entre nutrição, reconstrução e hidratação. De acordo com a necessidade do seu fio.

– Hidratação: vai repor a umidade natural do fio.
– Nutrição: Previne o ressecamento, ajudando na reposição de nutrientes dos fios.
– Reconstrução: reposição da massa capilar, devolvendo a proteína à estrutura do fio.

O ideal é fazer esses processos em uma mês, criando intervalos entre hidratação na primeira semana, nutrição na segunda, reconstrução na terceira e repetindo nutrição na última semana. O legal é você entender o seu cabelo e tentar criar um cronograma que atenda as necessidades dele.

Dica 2: Faça uma reconstrução potente. Use uma máscara de sua preferência por dez minutos, não mais e nem menos do que isso. Ao enxaguar, use um condicionador que contenha óleos na composição e deixe por três minutos de molho no cabelo. Assim, o seu cabelo não ficará com aquele aspecto seco, sem rigidez.

Dica 3: Evite lavar o cabelo com água quente para não ressecar os fios. Caso esteja muito frio, não lave.  Já que estamos de quarentena, não temos tanta urgência, não é mesmo?

Esses são ideias para dar aquele “up” no seu cabelo. Abuse e arrase!

]]>
0
Por que o óleo de coco é um grande aliado para mim http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/05/30/por-que-o-oleo-de-coco-e-um-grande-aliado-para-mim/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/05/30/por-que-o-oleo-de-coco-e-um-grande-aliado-para-mim/#respond Sat, 30 May 2020 07:00:46 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1520

Nesta quarentena estamos descobrindo muitas coisas, vivendo novos momentos, novas experiências e aprendendo muito também, não é?

Meu crespo ficou muito ressecado e, mesmo tomando alguns cuidados, notei o ressecamento das pontas. Mesmo fazendo hidratação, não vi resultados consideráveis.

Minha pele de mista foi para seca, meu nariz começou a descamar. Logo vi a necessidade de tomar uma atitude dentro do meu isolamento. E redescobri um grande aliado: o óleo extravirgem de coco.

Veja também

Vamos falar sobre os maravilhosos beneficios desse queridinho! O óleo de coco é excelente e muito versátil, e pode ser usado como hidratante para o rosto, na máscara para o cabelo, na comida para dar sabor diferenciado e nas dietas de emagrecimento. Hoje, vou compartilhar minhas dicas para cuidados com a minha pele e cabelo.

Para começar, a melhor opção para mim é a versão extravirgem do óleo de coco.

Como usar o óleo no cabelo?

1: Ele pode ser usado para fazer umectação. Aplique o óleo mecha a mecha no cabelo sujo e seco e deixe agir quanto tempo quiser. O indicado é deixar mais que 30 minutos. Depois, é só lavar e finalizar como de costume. O resultado é um cabelo nutrido, rejuvenecido e mega fortalecido.

2: Também é possível usar o óleo para finalizar o cabelo. Use o seu finalizador preferido e, ao aplicar em cada mecha o creme, aplique também um pouco de óleo. Faça isso por todo o cabelo. Ao secar, verá o brilho excelente, os cachos ficam nutridos sem aspecto de cabelo seco. Sem contar que o óleo irá tratar dos seus fios.

3 : Quer uma hidratação poderosa? Você vai ganhar uma nutrição power ao misturar sua máscara favorita, de preferência que já tenha óleos na composição + 2 colheres de óleo de coco. Deixe agir 30 minutos e pronto, enxague e finalize como de costume.


(Instagram @eusaholiveira)

Como usar o óleo na pele

1: Pode ser usado como demaquilante, sabia: Ao invés do produto de costume, use o óleo de coco para retirar a maquiagem e terá um pele macia, hidratada e bonita. Ele é excelente para diminuir as manchas, aparência de cansaço e inchaço.

2: Você também pode apostar no óleo de coco para fazer um esfoliante para os lábios, misturando com um pouquinho de açúcar e passando delicadamente nos lábios.

Essas são algumas dicas que mostram as muitas possibilidades do óleo de coco na sua vida. Use e abuse!

 

]]>
0
Um questionamento razoável na pandemia: o que realmente faz sentido? http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/05/23/um-questionamento-razoavel-na-pandemia-o-que-realmente-faz-sentido/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/05/23/um-questionamento-razoavel-na-pandemia-o-que-realmente-faz-sentido/#respond Sat, 23 May 2020 07:00:26 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1510 É impossível ignorar a situação na qual estamos vivendo ao escrever um texto aqui. Sei que não é fácil para nenhum de nós, sei que há muitas pessoas neste exato momento passando por situações de extrema necessidade. Mulheres sendo obrigadas a conviver com os seus agressores, por exemplo. Pior: muitas delas sendo mortas.

Esta quarentena intensificou tantas coisas que me pergunto sempre: o que será de nós depois disso tudo?

Muitas vezes parece que nada mais faz sentido. Dia desses acordei me perguntando o que tem me motivado. O que me faz sentir eu mesma nesta quarentena? O que realmente faz sentido?

As respostas não vieram logo de cara, sabe? Foi necessário pensar ainda mais pouco. Foi quando comecei a refletir que, ao acordar, gosto de tomar meu café sem açúcar e ler um pouco, nem que seja uma pagina. Na verdade são coisas bem simples: me sentir eu mesma é uma delas. Poder viver sem cobranças, sonhar e crer que o amanhã pode ser melhor. Isso veio depois de uma conversa com as minhas amigas. Tenho evitado ver TV e me afundar ainda mais neste caos, então estou buscando tentar ouvir o meu coração, respeitar minhas vontades, meus momentos.

Tem dias em que não quero existir, mas no outro já me levanto das cinzas e retomo minha vida. Criar rotinas adaptadas para o momento que estamos vivendo, para mim, foi a melhor coisa.

Talvez este post não tenha link algum com o assunto que sempre falamos por aqui, mas acho que é necessária essa reflexão para que possamos nos conectar ao que realmente importa. Creio que muitas famílias que, assim como eu, perderam alguma pessoa querida com este vírus conseguirão entender com mais clareza o que estou tentando dizer.

Busque o que realmente faça sentido para você, não deixe de amar as coisas simples, não deixe de dar valor para quem realmente merece seu valor. Vá em busca da sua melhor versão, seja lá qual for o seu sentimento neste exato momento ao ler este texto. Chore se preciso, MAS VIVA, RESPIRE FUNDO E VÁ, FAÇA.

Pense que hoje pode ser o seu último dia. E se fosse mesmo? Estaria feliz com suas atitudes, com você mesmo? Não se mate por dentro, escolha viver seu melhor. A vida é um sopro, a qualquer momento pode se apagar.

A vida é única, apenas viva um dia de cada vez! Seja você, seja feliz!

]]>
0
3 penteados para cabelo crespo fáceis de fazer em casa http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/05/15/3-penteados-para-cabelo-crespo-faceis-de-fazer-em-casa/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/05/15/3-penteados-para-cabelo-crespo-faceis-de-fazer-em-casa/#respond Sat, 16 May 2020 02:20:32 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1502 Não sei vocês, mas eu venho me sentindo sem ânimo para cuidar do meu cabelo nessa quarentena. Tem dias que não tenho paciência, quero apenas existir e mais nada. O lado bom é que eu acabei descobrindo formas de manter o meu cabelo bonito em casa sem precisar de mexer nele todos os dias.

Estou viciada nesses penteados, perfeitos para quem tem cabelo crespo e cacheado. Além de serem versáteis, ao desmancharem, eles deixam o cabelo texturizado.

Anote três boas ideias:

1- Twists

São as famosas tranças de duas pernas. Você precisa apenas de um finalizador e um pente para dividir as mechas. Então, divida cada mecha em duas e enrole-as fazendo os twists:

Você pode usá-los soltos…

…ou fazer penteados:


Ao desmanchar você, seu cabelo fica lindo demais.

2- Tranças

Tranças são uma opção clássica, que traz estilo, personalidade e ficam particularmente lindas em cabelos crespos. Como são bem resistente, você pode usar esse penteado por muitos dias seguidos.

Foto: Instagram/@todecrespa

Além disso, tranças são uma ótima opção de texturização para o cabelo. O resultado é um visual moderno e um aspecto diferente para os seus cachos. Praticamente, dois penteados em um.

Esses penteados tem salvado minha quarentena. Quais têm salvado a sua? Me contem nos comentários.

]]>
0
Minha rotina de beleza contra a acne após abandonar pílula anticoncepcional http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/05/12/como-superei-a-acne-depois-de-abandonar-a-pilula-anticoncepcional/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/05/12/como-superei-a-acne-depois-de-abandonar-a-pilula-anticoncepcional/#respond Tue, 12 May 2020 07:00:21 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1490

Hoje, quem assume a coluna é a jornalista de beleza Lari Cunegundes (@laricunegundes), que convidei para que ela compartilhe com vocês sua rotina de skincare contra as terríveis espinhas. A influenciadora Sofia Grahn também já falou desse assunto.

*

Eu sempre tive uma relação muito boa com a minha pele, mas, no final de 2018, parei de tomar anticoncepcional. Depois disso, vieram algumas consequências nada agradáveis, como o surgimento de espinhas hormonais. E quando o assunto é espinha, outro aspecto que nos rodeia é a autoestima.

Veja também:

A acne começou a manchar minha pele, pois não cicatrizava facilmente. Minha autoestima ficou muito abalada e eu não conseguia sair de casa sem maquiagem. Fiquei tão preocupada que procurei uma especialista e encontrei uma profissional dermofuncional.

Com ajuda profissional, comecei a fazer o tratamento em maio de 2019 e, hoje, um ano depois, vejo que a minha pele está voltando a ser saudável e com glow natural. Com todo esse processo, redobrei os cuidados e hoje compartilho com vocês a minha rotina de skincare.

 

Limpeza

A limpeza do rosto é fundamental para você começar o seu dia. O meu tipo de pele é oleosa/mista, por isso procuro usar sempre produtos que diminuam a oleosidade. Recentemente, testei usar gel facial e estou amando. Ele deixa a pele com efeito matte e você nota que ela fica bem aveludada após o uso.

O mais interessante do gel facial é que, em sua composição, contém vitamina C. Junto com ele, uso a escova facial Foreo todos os dias.

Uso um equipamento que promove a limpeza da pele junto com o gel, e ele ajuda desobstruindo os poros, removendo resíduos de maquiagem e -promete ele- até 99,5% da sujeira e da oleosidade do rosto. Eu sinto que a pele fica mais limpa, firme e com viço natural.

 

Tonificar

Depois da limpeza, é preciso tonificar a pele. O tônico ajuda a controlar a oleosidade e a obstrução dos poros, além de reestabelecer o pH da pele. O produto que estou usando no momento é um específico para pele oleosa/mista e com tendência à acne.

Passar vitamina C

A vitamina C tem um poder antioxidante, prevenindo vários problemas de envelhecimento da pele. Além de ter uma ação clareadora, não poderia deixar de falar que ela deixa a pele com brilho maravilhoso. Estou usando há quase um ano e vejo um ótimo ressultado.

Hidratar e e passar o roller facial

Um mito que as pessoas sempre reforçam é que pele oleosa/mista não precisa de hidratação. Mas toda pele, independentemente do tipo, precisa ser hidratada e, para isso, existem produtos específicos.

O hidratante que estou usando e amando é oil-free, tem proteção SPF 30 e tem um pouquinho de cor, que se adapta ao tom da pele.

Depois de fazer todo esse ritual, uso o meu roller facial. Esse massageador ajuda a potencializar os produtos que utilizo durante a minha rotina. Seus movimentos promovem uma massagem local, estimulando a circulação e auxiliando na drenagem dos líquidos que causam o inchaço do rosto. Além disso, é um carinho que me permito fazer para relaxar em meio à pandemia.

Máscara facial

Uma vez por semana eu aposto em uma máscara facial, que revitaliza a pele. Existem muitas no mercado, mas as que contêm argila são interessantes para as peles oleosas porque ajudam a reduzir o tamanho dos poros.

Por fim, não pense que criar uma rotina com a sua pele seja algo fútil ou que você não precisa. Cuide de você, e ainda mais em tempos de crise!

]]>
0
Preta retinta que dificilmente fica calada: o que aprendi no mundo da moda http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/05/02/preta-retinta-que-dificilmente-fica-calada-o-que-aprendi-no-mundo-da-moda/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/05/02/preta-retinta-que-dificilmente-fica-calada-o-que-aprendi-no-mundo-da-moda/#respond Sat, 02 May 2020 07:00:27 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1481

Caroline Castrol Foto: Divulgação

Nós, mulheres, estamos conquistando nossos espaços por direito, mas a nossa luta continua diariamente. Mas existe muito o que conquistar ainda, a nossa luta tem que perseverar. Principalmente no mundo da moda onde temos poucas mulheres retintas, sempre vemos um falsa diversidade, onde só existe uma mulher negra para representar todas.

A Caroline é uma mulher poderosa, que mesmo com pouco tempo nessa carreira de trabalho já tem muita coisa para contar. Quero que você entenda que não é facil, nunca foi e está longe de ser mas que somos capazes, que somos lindas, poderosas e que chegaremos no topo. Aaliás, já estamos chegando lá. Somos mulheres pretas, fortes, inteligentes, e não viemos para pouco!

Veja também:

Leia a seguir o relato da Caroline.

*

A  Caroline Castrol, tem 24 anos e é  modelo há quase dois. Preta retinta que leva consigo a  autenticidade e dificilmente fica calada quando se depara com algo errado. A partir dessa minha mínima descrição, já  é possivel notar como é pesada minha vida no mundo da moda, né?

Não só minha, mas como de vários pretos que tem que ouvir coisas e quando os outros acham que devemos ficar calados –quando não ficamos, somos tachados como “favelados” que não sabem dialogar ou não servem para trabalhar, mesmo usando as palavras certas  sem grosserias e muito menos descendo do salto.

Porque a gente que é preto aprende desde cedo a como se portar para saber ser ouvido sem ser tachado como barraqueiro, mas, mesmo assim, basta sair uma discussão e já somos tachados.

As pessoas acham que as portas estão se abrindo para os negros no mundo da moda como se estivéssemos sendo aceitos, mas na verdade  cada dia que passo neste meio vejo que isso dificilmente está perto de acontecer: o racismo ainda está ali, o racismo é estrutural e pesado, bem pesado.

O tratamento? Não é o mesmo nem de longe. São maquiadores despreparados que não sabe acertar o tom de pele de um preto, que não tem material. E a gente que é preto a cada dia de trabalho tem o desespero de ter que ficar com a pele cinza ou de ter o cabelo mal cuidado.

Já perdi as contas de quantas vezes fiquei cinza e tive vontade de chorar, quantas vezes vi meninas tristes porque não queriam tocar no cabelo dela –diziam que não precisava, mas na verdade não sabiam nem tocar. Ou das vezes que fiz uma grife e era a única negra e era como se eu nem tivesse ali. Lembro uma vez que fui a um evento como modelo de uma marca de grife e escutei a mulher falando para mim que pessoas como a gente nem devem entrar. Eu perfeitamente entendi que ela estava dizendo pessoas como eu.

O mercado ainda não está preparado para ter  modelos negros no mercado e eles não estão nem um pouco preocupados em se preocupar, eles só estão nos dando espaços porque estão sendo obrigados a fazer isso pela força que estamos mostrando. Mostramos que podemos correr atrás dos nossos direitos e sonhos e que somos capazes de fazer coisas tão bem quanto qualquer outra pessoa.

Mas, quantas vezes você já viu o povo da moda pegar ideia da gente que é preto e colocar um branco para produzir? Eles sabem que temos talentos, sabe dos nossos potenciais, sabe que não existe ninguém melhor que outro preto para cuidar da gente, mas, mesmo assim, dificilmente eles dão espaço.

Estou em uma luta para ocupar espaço onde eu sei que, se eu fosse branca, já teria ocupado há muito tempo. Isso não deveria ser assim, não deveria estar assim! Os talentos são os mesmos, assim como a vontade e a coragem. Talvez seja até mais. Mas como vamos ocupar espaço se a mídia/moda não dá este valor a gente?

Infelizmente ainda é muito difícil combater o racismo no mundo da moda e ainda tem a mídia que trabalha para colocar os negros uns contra os outros, os impedindo ainda mais de se juntarem quando deveriam estar se ajudando. O mundo da moda já foi pior, mas continua cruel.

Caroline Castrol Foto: Divulgação

]]>
0