Blog da Sah Oliveira http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br Dicas sobre o mundo da beleza, dentre elas; dicas de cuidados com o cabelo crespo, dicas para beleza negra. Sun, 10 Nov 2019 07:00:05 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Pele negra pede cuidados especiais; veja o que usar http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/11/10/pele-negra-pede-cuidados-especiais-veja-o-que-usar/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/11/10/pele-negra-pede-cuidados-especiais-veja-o-que-usar/#respond Sun, 10 Nov 2019 07:00:05 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1256 Quais cuidados devo ter para manter a pele negra impecável? Existem muitos mitos sobre a pele negra, e estou aqui para desmistificar e compartilhar algumas dicas para manter sua pele linda.

Nós que temos a pele negra precisamos redobrar os cuidados com alguns pontos da nossa rotina. Nossa pele mancha com facilidade, e, geralmente, apresentamos oleosidade.

Para manter a pele negra bonita e saudável, compartilho algumas dicas com vocês.

1. Tenha acompanhamento médico

A gente adora comprar um creme ou testar novos produtos, normal. Mas tente fazer um acompanhamento com uma dermatologista, que pode orientá-la nessas compras e ajudar a controlar manchas ou melasmas.

2. Você precisa, sim, de protetor solar

É essencial para proteção da pele e evita o envelhecimento precoce. É só encontrar o fator de proteção indicado para a sua pele. Sem contar que da proteção para luz artificiais dos computadores e dos celulares.

3. Invista na vitamina C

Essa vitamina é poderosa para combater a ação dos radicais livres que degradam o colágeno. Sem contar que, ela clareia, ilumina e ajuda refinar a pele, deixando um visual macio, suave e uniforme.

 

4. Limpeza cuidadosa e diária

A nossa pele precisa de uma limpeza duas vezes ao dia. Use produtos específicos para controlar a oleosidade excessiva, tipo de reação comum em peles negras. O rosto ficará prevenido de espinhas e cravos.

5. Aposte na argila verde

Eu adoro. Ela devolve a umidade natural da pele e ajuda no rejuvenescimento, além de uniformizar. Além disso é natural, e fácil de usar: basta aplicar na pele limpa, esperar secar e retirar. O ideal é usar uma vez por semana.

]]>
0
Seis frases que você jamais deve dizer para uma mulher de cabelos crespos http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/11/02/seis-frases-que-voce-jamais-deve-dizer-para-uma-mulher-de-cabelos-crespos/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/11/02/seis-frases-que-voce-jamais-deve-dizer-para-uma-mulher-de-cabelos-crespos/#respond Sat, 02 Nov 2019 07:00:58 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1248

Por muito tempo, nós, mulheres crespas, sofremos muito com as imposições de padrões a ponto de não nos aceitarmos. A grande maioria das mulheres de fios crespos alisava o cabelo em consequência disso. A falta de representatividade acontecia por conta do preconceito e racismo.

Nos últimos tempos isso vem mudando. Eu, você e as mulheres de cabelos crespos fomos entendendo que o nosso cabelo é lindo, que não tem nada de errado com a nossa cor. Essa pauta tem sido cada vez mais presente entre nós, não é?

Percebi que o meu cabelo é maravilhoso, aprendi a me aceitar, a me ver como uma negra poderosa que sou. O preconceito sempre existiu, e continuará existindo, mas não é por conta dele que deixarei de ser quem realmente sou.

“O que muitos não sabem é que existem “termos” ou” frases” que são, sim, racismo e preconceito velados. Tem pessoas que, por ignorância, acabam sendo deselegantes e preconceituosas a tentar fazer um elogio ou algo do tipo. Vamos então falar disso? Eu fiz uma lista.

Seis frases que você jamais deve dizer para uma mulher de cabelos crespos

Posso colocar a mão no seu cabelo?

Não faça isso, pois ao fazer essa pergunta você estará declarado que é ignorante ou preconceituoso. A questão remete à ideia de “cabelo duro”. É o preconceito que faz com que você ache que cabelo crespo é “duro”, ok?

Isso é o seu cabelo ou você usa peruca?

Jamais faça isso, mesmo que seja peruca. (E se for, qual é o problema?) As pessoas acham que têm algum poder de decisão sobre a vida do outro. Isso não existe, você é livre para ser quem você é.

Seu cabelo é tão lindo, por que você não alisa?

Você já sabe, a pessoa pode ter o cabelo que ela quiser. Sugerir alisamento é retomar a ideia pra lá de ultrapassada de que cabelo liso é mais bonito ou mais bem aceito socialmente. Não dá.

Você não acha que seu cabelo é muito volumoso?

A resposta é uma só: Sim acho, mas amo ele assim. O cabelo que está na cabeça do outro não te diz respeito.

Esse cabelo dá para lavar? Como faz?

Bom, se você não sabe a única coisa que muda do seu cabelo para o meu é a textura.

Dá para esconder coisas no seu cabelo?

O meu cabelo não é um guarda-coisas.

Sabia que o meu cabelo é ruim igual ao seu? Eu aliso, não consigo usar assim.

Primeiro: o meu cabelo não é ruim. Segundo: o seu cabelo nunca será igual ao de ninguém.

]]>
0
É hora de definição: 3 técnicas para seus cachos ficarem perfeitos http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/10/26/e-hora-de-definicao-3-tecnicas-para-seus-cachos-ficarem-perfeitos/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/10/26/e-hora-de-definicao-3-tecnicas-para-seus-cachos-ficarem-perfeitos/#respond Sat, 26 Oct 2019 07:00:45 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1239 Se gosta de cachos mais definidos, então este é o momento. O cabelo cacheado e o crespo são lindos tanto quando bem definidos ou sem definição –tudo depende de sua escolha. Hoje, vou compartilhar dicas para você obter maior definição nos seus cachos. Um fato é que os seus fios precisam de uma rotina de cuidados, ou seja, hidratações semanais. Isso vai ajudar nos resultados finais das suas finalizações.

Fitagem

Essa técnica é a mais utilizada pelas mulheres com cabelo cacheado e crespo porque auxilia na definição garantindo que todo o produto chegue  aos fios por inteiro.

Como fazer?

1: Divida o cabelo em 4 partes
2: Aplique o creme para pentear com os dedos mecha a mecha fazendo fitas
3: Seque com difusor, que além de evitar o frizz, ajudará manter a definição.


Finalização com coquinhos

Essa técnica é ideal para quem está em transição capilar, e também serve como penteado, que por sinal fica lindo.

Como fazer?

1: Divida o cabelo todo em 4 grandes mechas ou a área que pretende trabalhar
2: Use creme para pentear ou, se quiser um resultado mais definido, opte por um gel finalizador. Faça rolinhos formando um coquinho. Faça isso por todo cabelo.
3: Se preferir faça antes de dormir, mas não durma com os coquinhos molhados ou não desmanche os coques sem ter certeza de que já estão secos.


Finalização com twists

Essa técnica é ideal para dar uma texturização nos fios, serve como penteado também. Super simples de produzir, com resultado impactante.

Como fazer?

1: Divida o cabelo em 4 partes ou a área que pretende trabalhar
2: Use creme para pentear mecha a mecha, fazendo trança de “dois”
3: Deixe secar naturalmente ou use secador
4: Quando estiver seco, desmanche com cuidado, usando um óleo reparador de pontas de preferência.

Com essas dicas você arrasará muito.

]]>
0
Beleza negra na SPFW vem com proposta “acordei assim, sou assim” http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/10/19/beleza-negra-na-spfw-vem-com-proposta-acordei-assim-sou-assim/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/10/19/beleza-negra-na-spfw-vem-com-proposta-acordei-assim-sou-assim/#respond Sat, 19 Oct 2019 07:00:04 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1230
(Vitória Moulin/@vicmoulin)
Acontece em São Paulo a SPFW, semana de moda mais badalada do país. As maiores tendências você vê acontecendo neste momento, a olho vivo.

O que mais gostei de ver é que as marcas tem investido em inovações, mudando o que é de praxe acontecer. Muitos desfiles aconteceram em áreas externas, valorizando inclusive lugares históricos docentro de São Paulo.

O que eu observei na minha visita à SPFW é que a moda vem tomando um rumo diferente nos últimos tempos. O que vejo é que as tendências vem das ruas para as passarelas. É isso que tenho curtido ver.

Dentro da SPFW, o que me chamou a atenção foram as makes para pele negra. As maquiagens veêm cada vez mais naturais, com uma proposta “acordei assim, sou assim”.

E isso prova que a cada dia que passa estamos nos libertando, libertando a nossa beleza e aceitando o natural como belo.

A beleza negra tomou conta das passarelas nesta edição do evento, mostrando que não viemos para pouco. Desta vez, vi mais peles negras nos desfiles, vi diversos tons de pele -desde a pele negra clara até a pele retinta (o que quase não se via até há pouco tempo).

Pouco a pouco estamos ocupando nosso espaço e mostrando o poder que a nossa beleza tem.


(Andressa dias/ @andressadiaswm)

]]>
0
6 erros que você jamais deve cometer com um cabelo crespo http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/10/12/6-erros-que-voce-jamais-deve-cometer-em-um-cabelo-crespo/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/10/12/6-erros-que-voce-jamais-deve-cometer-em-um-cabelo-crespo/#respond Sat, 12 Oct 2019 07:00:19 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1222 O cabelo crespo é um cabelo lindo e muito poderoso por conta do seu volume. O nosso cabelo precisa de cuidados específicos, e, por isso, é preciso entender as necessidades que ele enfrenta para cuidar da saúde dos nossos fios. Cresci sem entender sobre o meu cabelo e, por isso, acabei maltratando meus cachos por um bom tempo e, pior, ainda achava que era feio. Sim, era mesmo. Não sabia cuidar, não tinha produtos ideais para atender ao meu cabelo.

Hoje vou compartilhar algumas dicas para vocês não cometerem o mesmo erro que eu cometi, de não saber lidar com o meu cabelo. Depois de muitos sofrimentos, agora aprendi como cuidar dele e conto para vocês.

1- PENTEAR A SECO

Não cometa esse erro, o cabelo crespo não pode ser penteado a seco. O correto é fazer isso sempre na hora do banho. Quando usar condicionador, desembarace o cabelo todo com pente de dentes largos.

2- NÃO USAR PRODUTOS ESPECÍFICOS PARA SEU CABELO

Cada cabelo tem sua peculiaridade. O cabelo crespo é mais seco que os demais fios, por isso use produtos indicados para hidratar cabelo crespo. Use produtos que contenham óleo na composição, que é um elemento nutritivo.

3- NÃO HIDRATAR UMA VEZ POR SEMANA
O cabelo crespo precisa de hidratação pelo menos uma vez por semana. Não tem como falar de cabelo saudável sem falar de cuidados, de hidratação. Procure entender as necessidades de seu fio e hidrate, nutra ou reconstrua.

4- NÃO USAR PROTETOR TÉRMICO

Duas caras, o secador é um dos principais aliados dos cabelos, mas pode se transformar no terror dos fios quando usado sem termoativo. Depois de finalizar o cabelo, antes de usar o secador, sempre protega o cabelo do calor com algum produto termoativo.

5- DORMIR COM O CABELO ÚMIDO

Jamais durma com o cabelo molhado, porque isso pode enfraquecer a raiz do seu cabelo e provocar caspa, mau cheiro e quebra em excesso.

6 – NÃO USAR FRONHA DE CETIM PARA DORMIR

Dormir com fronha de algodão pode criar atrito, dando o famoso e indesejavel nó de fada nas pontas dos nossos fios. Evite enrolar o cabelo na toalha ao sair do banho, apenas enxugue. Deste modo, irá evitar o frizz em excesso.

Essas dicas são essenciais para você cuidar perfeitamente dos seus cachos. Arrase!

]]>
0
Quer mudar a textura do cabelo? Vem conhecer o twist http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/10/04/quer-mudar-a-textura-do-cabelo-vem-conhecer-o-twist/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/10/04/quer-mudar-a-textura-do-cabelo-vem-conhecer-o-twist/#respond Fri, 04 Oct 2019 07:00:01 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1210

Texturização com twist é um técnica muito utilizada pelas mulheres com cabelos crespos, ideal para quem quer mudar a textura do cabelo ou que simplesmente busca maior definição dos cachos. Sem contar que é uma ótima forma de diminuir o fator encolhimento do cabelo. Se você estiver na transição e sofre com aquela dupla textura, os twists podem ajudar também.

Superfácil de fazer, ele é como se fosse uma “trança” com duas mechas entende?

Como fazer:

1º passo:
Para facilitar, divida o seu cabelo seco em 4 partes.

2º passo:
Agora pegue mechas pequenas –a quantidade de fios vai determinar a definição e a espessura dos seus twists. Quanto menor for a mecha, mais definição terá.

3º Passo:
Pegue uma mecha pequena e divida ela em duas partes, aplique gel, creme para pentear ou óleo de coco e vá entrelaçando uma mecha na outra como se fosse fazer uma trança de dois. Não deixe de dar uma atenção para as pontas enrolando bem.

4º Passo:
Faça por todo o cabelo, deixe de preferência de um dia para outro. Uma dica essencial para ter um ótimo resultado é: não desmanche as mechas sem que o produto esteja completamente seco.

5º Passo:

No dia seguinte desmancha os twists com cuidado, umidifique as mãos com óleo para facilitar e deixar com brilho maravilhoso dando aquela finalização na texturização.

Tá achando incrível com os enroladinhos mesmo? Não precisa desmanchar os twists, podem usar e abusar deles fazendo penteados. Fica lindo!

]]>
0
Os segredos do cabelo crespo na hora de mudar de cor http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/09/28/os-segredos-do-cabelo-crespo-na-hora-de-mudar-de-cor/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/09/28/os-segredos-do-cabelo-crespo-na-hora-de-mudar-de-cor/#respond Sat, 28 Sep 2019 07:41:45 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1202

Cabelo crespo é naturalmente mais seco que os demais fios. Isso muitas de nós já sabemos, né? O que muitos não sabem é lidar com o nosso tipo de cabelo. Quando o assunto é mudança de cor, é preciso pensar nos cuidados antes e após coloração.

Antes de qualquer passo a frente, é preciso entender se seu fio está preparado para encarar um procedimento químico. Avalie com um profissional a saúde do seu cabelo. É péssimo ter o fio danificado por procedimento químico: ele fica áspero, poroso, sem vida, quebradiço, ressecado.

O que devo fazer antes da coloração?

Para manter o cabelo saudável, é preciso ter muita disciplina. Comece com a hidratação, que é fundamental para recuperar os fios. Entenda as necessidades dos seus cachos e redobre os cuidados, até que você devolva a saúde dele.

-Aposte no cronograma capilar

Ele pode ser um dos seus principais aliados para devolver tudo o que sua madeixa precisa. Para que funcione, é preciso seguir à risca.

O que fazer depois da coloração ?

Use e abuse de óleos vegetais, eles irão ajudar a manter a nutrição capilar, evitando o ressecamento.

Uma dica muito maravilhosa é a umectação: aplique óleo vegetal ou 100% extra-virgem no cabelo sujo mecha por mecha e deixe agir por mais de 4 horas. O resultado é incrível. O cabelo fica forte, sedoso, esse procedimento traz rejuvenescimento e acaba com o ressecamento.

Evite lavar com água quente. A água fria é essencial para manter o brilho dos fios, fechando as cutículas, preservando a cor.

Quais produtos usar?00

Use produtos indicados para o seu tipo de cabelo, mas com foco em manutenção da cor do fio. Além disso, abuse das ampolas de hidratação.

Seguindo essa dica você irá arrasar ainda mais, se tem problemas com a saúde do seus cachos.

]]>
0
O banho de brilho com queratina para cabelo crespo que você faz em casa http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/09/20/o-banho-de-brilho-com-queratina-para-cabelo-crespo-que-voce-faz-em-casa/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/09/20/o-banho-de-brilho-com-queratina-para-cabelo-crespo-que-voce-faz-em-casa/#respond Fri, 20 Sep 2019 07:00:40 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1192

Já fez de tudo que estava a seu alcance para recuperar o brilho do seu crespo e nada adiantou? Pois é, o cabelo crespo é muito seco e, por falta de cuidado, ele pode ficar extremamente ressacado e sem brilho. Se você já seguiu o cronograma capilar, e nada adiantou esse post é para você.

O banho de brilho irá devolver a vida aos seus cachos, retirando toda opacidade dando muita vitalidade aos fios.

COMO FAZER?
Esse tratamento é ideal para realçar a cor do seu cabelo, mesmo que seja natural ou não. Pode ser feito em qualquer tipo de cabelo, não se preocupe, não tem contra indicação. A ideia não é tingir seus fios. Mas é preciso saber que a tinta pode pegar um pouco. Então, a dica é usar uma cor exatamente do tom do seu cabelo ou levemente mais claro para não correr o risco de manchar.

Só uma observação básica: caso a sua raiz precise de manutenção, faça o procedimento antes para não correr o risco de machar.

PREPARO:
3 colheres de sopa de creme de hidratação (tem que ser branco)
1 colher de queratina liquida
1 tonalizante da cor do seu cabelo ou mais claro
1 colher de pantenol (vitamina B5)

COMO APLICAR?
Lave o cabelo como de costume. Em seguida, com uma luva, aplique a mistura por todo o cabelo, de modo que todos os fios recebam o produto. Deixe agir por 35 minutos, enxágüe e verá o resultado incrível.
Antes, aplique um creme hidrante para a pele nas extremidades do rosto, para não deixar manchas.

Esse procedimento pode ser feito a cada 30 dias. Não faça em excesso.

]]>
0
Penteados com lenço para cabelo crespo estão em alta; inspire-se http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/09/13/penteados-com-lenco-para-cabelo-crespo-estao-em-alta-inspire-se/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/09/13/penteados-com-lenco-para-cabelo-crespo-estao-em-alta-inspire-se/#respond Fri, 13 Sep 2019 07:00:39 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1173 O verão vem aí e, junto com ele, vêm as tendências, como em qualquer estação. Os lenços têm sido os queridinhos das mulheres porque, além de versáteis, são muito charmosos e ficam ótimos em diversas ocasiões.

Hoje irei compartilhar dicas e sugestões de como arrasar nos penteados usando lenço.

Primeira dica:

Esse penteado é um coque levemente preso no alto da cabeça. Com um lenço de sua preferência envolva o coque até dar a última volta. Para dar aquele charme, termine fazendo um laço na ponta.

Foto: reprodução Pinterest

 

Segunda dica:

Esse penteado é ideal para aquela pessoal que tem cachos longos. Prenda o cabelo no alto da cabeça e faça um breve coque. Antes de terminar de prender o final da mecha, jogue-a para frente imitando uma franja. Logo após, com um lenço, prenda a falsa franja fazendo um tiara. Pronto, fica lindo!

Foto: reprodução Pinterest

Terceira dica:

Separe mechas pequenas na parte da frente e as deixe soltas. A parte de trás você prende. Com um lenço, você irá esconder o cabelo. Deixe só a mechas frontais à mostra, amarre e pronto.

Foto: reprodução Pinterest

Quarta dica:

Esta proposta cai super bem para aquele dia de “bad hair day”, quando o cabelo não acordou legal. Então vamos de penteado. Basta prender todo o cabelo na altura da nuca e, logo depois, fazer uma tiara com o lenço bem rente ao baby hair, tapando as orelhas para dar um charme.

Foto: reprodução Pinterest

 

Use a buse dos lenços, eles são maravilhosos. É impossível não arrasar!

]]>
0
Como manter os crespos e cachos no frio? http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/09/06/como-manter-os-crespos-e-cachos-no-frio/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/09/06/como-manter-os-crespos-e-cachos-no-frio/#respond Fri, 06 Sep 2019 07:00:17 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1165

Quem tem cabelo crespo e cacheado já sabe que, quando fica frio, nosso cabelo fica com frizz, perde a forma, fica ressecado. Afinal, o que fazer? Como lidar com ele?

Compartilho com vocês algumas dicas para manter o cabelo sempre nutrido, saudável e lindo.

Evite lavar o cabelo:
Não é doideira. O cabelo crespo é seco por conta do formato do fio, que não permite que a oleosidade natural chegue até as pontas. Lavar o cabelo todos os dias estimularia ainda mais o ressecamento dos fios. O ideal é lavar 2 vezes por semana com aguá fria. Nos dias frios, lave com água morna.

View this post on Instagram

 

chasing the golden light w/ @jaystewartphoto

A post shared by alanna doherty (@alannanicolex) on

Não hidratar é um dos maiores erros:
Qualquer cabelo para se manter lindo e saudável precisa de cuidados. O indicado é hidratá-lo uma vez por semana. O cabelo crespo precisa de cuidados redobrados, por ser mais seco que os demais. Nesta estação do ano, faça bastante nutrição.

Veja também:

Como finalizar no frio:
O ideal é você usar produtos consistentes para manter a definição por mais tempo, já que no frio não conseguimos ter muitos ‘days afters’.

Secar é importante:
É fundamental não manter o cabelo úmido. Evite também deixá-lo secar naturalmente. Além do resultado da finalização ficar comprometido, não é bom para sua saúde e nem para o cabelo. Use difusor como aliado, ele seca com rapidez e garante uma super definição.

Revitalização como uma grande amiga:
No frio fica difícil lavar o cabelo. Para evitar desconforto, faça revitalização. Comece refazendo apenas as mechas que não estão legais, até que consiga lavá-lo novamente. Salvará muito sua vida naqueles dias de muita preguiça.

]]>
0