Blog da Sah Oliveira http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br Dicas sobre o mundo da beleza, dentre elas; dicas de cuidados com o cabelo crespo, dicas para beleza negra. Wed, 19 Feb 2020 12:46:38 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 5 verdades que uma mulher de cabelo crespo precisa saber http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/02/15/5-verdades-que-uma-mulher-de-cabelo-crespo-precisa-saber/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/02/15/5-verdades-que-uma-mulher-de-cabelo-crespo-precisa-saber/#respond Sat, 15 Feb 2020 07:00:18 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1385

(Foto: Jamie McCarthy/Getty Images)

Até algum tempo atrás, era sofrido ter cabelo cacheado, ondulado e crespo. Tinha que lidar com comentários preconceituosos como “cabelo ruim” -e eu ainda ouço isso. As coisas estão mudando, as pessoas vêm percebendo e entendendo que não existe apenas o cabelo liso, mas diversos tipo de fios.

O problema disso tudo é que não era apenas sofrido, era opressor. É  péssimo você se sentir feia por ter cabelo crespo. É péssimo a imposição de padrão que nos fazia desacreditar da nossa beleza.

Com o tempo, mudamos e saimos do cabelo liso perfeito para o cabelo cachos perfeitos. Se o meu cabelo não fizer aquele cacho que parece “babyliss”…


Por isso venho compartilhar algumas coisas que aprendi e que as crespas precisam saber:

1- Não deixe de acreditar na sua beleza; entenda que você é o seu próprio padrão. O seu cabelo é lindo!

2- Aprenda a cuidar do seu cabelo. Hoje temos diversas crespas na internet nos inspirando a cuidar e amar o nosso cabelos crespíssimos. Assim, você vai entendendo que o seu cabelo não é feio e nem duro, na verdade você só não sabia cuidar dele.

3- Não deixe que fiquem colocando a mão seu cabelo, essa pessoa só quer confirmar se o seu cabelo é duro. Na verdade ela é preconceituosa!

Veja também:

4- Quanto mais volumoso, melhor! Uma das principais caracteristicas do cabelo crespo é justamente esse poder todo que ele tem, o volume. Use do jeitinho que você quiser com um super volume ou sem também, se preferir.

5- O preconceito sempre vai existir, mas quando você se ama e ama quem você, do jeitinho que você é. O que as pessoas pensam isso não vai importar.

Você é linda, seu cabelo é lindo, você é única. Esse texto é para te dizer isso!

]]>
0
“Cabelo ruim”: existe diferença entre o cabelo 4C e o 5? http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/02/08/cabelo-ruim-existe-diferenca-entre-o-cabelo-4c-e-o-5/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/02/08/cabelo-ruim-existe-diferenca-entre-o-cabelo-4c-e-o-5/#respond Sat, 08 Feb 2020 07:00:31 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1377 Existem diversos tipos de cabelo, já sabemos. Mas existe uma divisão par classificar essa diversidade que varia do 1 ao 4c segundo a tabela padrão. O que muitos desconhecem é que existe o cabelo tipo 5 e que, na maiora das vezes, é confudido com o cabelo tipo 4c por ser crespo.

A realidade é que existe o cabelo crespo e crespíssimo e poucos sabem identificar a diferença, poucos sabem lidar com esse tipo de cabelo que, como qualquer outro fio, tem suas necessidades específicas.


Hoje, vou compartilhar as particularidades de um cabelo tip 5 como identificar e como cuidar desse cabelo que, por preconceito, é tido como um cabelo ” super ruim” .

O cabelo tipo 5 por ser crespíssimo não forma cachos. Ele é um cabelo mais seco que os demais fios, naõ tem muito brilho, é quase opaco.

Você provavelmente viu poucas mulheres com esse tipo de cabelo aqui no Brasil – é o cabelo de 2% das mulheres brasileiras.

NÃO TEM COMO DEFINIR?

A principal característica desse tipo de cabelo é não ter definição, mesmo com cremes, tecnicas de finalização, ele não ficará definido.

COMO DEVO CUIDAR?

Não muda muita coisa em relação ao cabelo tipo 4. A primeira dica é: se joga na nutrição capilar, use bastante óleo.

COMO LAVAR?

Evite água quente, ou melhor, fuja dela. Lave no máximo 2 vezes por semana. Isso evitará o extremo ressecamento dos fios.

COMO DESEMBARAÇAR?

Sempre no chuveiro com coondicionador e com pentes de dentes largos. Assim evitará a quebra.

COMO MANTER NA HORA DE DORMIR?

Evite fronha de algodão e prefira as fronhas de cetim, para fugir o frizz em excesso e manter a finalização em dia.

COMO MANTER O DAY AFTER?

Um spray de revitalização + um bom óleo serão seus principais aliados para sempre ter o cabelo em dia. Ao acordar, borrife da raiz para as pontas o spray e, com os dedos, vá modelando o cabelo do jeitinho que você curte usar, depois finalize com o óleo nas pontas.

QUAIS PRODUTOS USAR PARA FINALIZAR?

Use produtos específicos para crespíssimos, que tenha óleo na composição de preferência. Para ter um otimo resultado na finalização use produtos que sejam liquidos sem muita consistencia ta?!

]]>
0
Todos os dias eu me perguntava “Por que nasci assim?” http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/02/01/a-mulher-preta-e-seu-poder/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/02/01/a-mulher-preta-e-seu-poder/#respond Sat, 01 Feb 2020 07:00:15 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1369

Cresci achando que eu era um erro. Na pré-escola, no colégio, nas mídias, em todos os lugares isso era cruelmente confirmado. Me sentia a pessoa mais feia do mundo, por ter a minha cor de pele e o meu cabelo crespo, “cabelo duro”. Todos os dias eu me perguntava “Por que nasci assim?”.

Ser mulher e negra nunca foi fácil, desde de criança sinto isso na pele diariamente. Com o racismo pude perceber o quanto eu estava sendo oprimida não me aceitando, não aceitando o meu cabelo, não aceitando a minha cor, não aceitando quem eu sou de fato.

Veja também:

E para mudar isso e bater de frente com toda essa imposição e opressão é preciso mostrar o nosso poder, o poder da nossa beleza que foi apagada por muito tempo. Sim, apagada.

Na TV, nunca me via, nas publicidades não me via também. Tudo à minha volta queria dizer que ser negra era um erro. A mulheres deixou de acreditar na sua beleza, achava que para ser “linda” teria que ter cabelo liso, pele clara e traços finos.

Como tudo mudou?

Depois que trabalhei minha auto-estima diariamente na frente do espelho dizendo para mim mesmo “Eu sou linda, sim” e “Eu não vim para pouco”, comecei a me sentir forte, poderosa, e percebi que eu sou uma mulher lindíssima e ninguem pode mudar isso. Eu sou os meus próprios padrões, eu sou forte, e ser mulher negra é maravilhoso.

Não deixe nada e ninguém apagar sua beleza, tá?! Mulheres negras se emponderem-se!

Como diz Angela Davis “Não aceito mais as coisas que não posso mudar, estou mudando as coisas que não posso aceitar”.

Mude para não ser anulada, não aceite o resto, não aceite o pouco, porque nós não viemos para pouco, tá?!

]]>
0
Como acabar de vez com as pontas secas nos cabelos crespos http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/01/25/como-acabar-de-vez-com-as-pontas-secas/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/01/25/como-acabar-de-vez-com-as-pontas-secas/#respond Sat, 25 Jan 2020 07:00:06 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1359

O cabelo crespo ou cacheado é mais seco por natureza e, sem tratametno, acaba ficando danificado, principalmente nas pontas — que ganham um aspecto de espigadas e quebradiças. O desespero de se livrar dessas pontas muitas vezes nos faz apelar para o método mais rápido e definitivo: a tesoura. Outra solução, menos drástica, e muito eficaz é aplicar nos fios danificados queratina pura, produtos que contenham na composição vitamina E ou óleo de argan.

Mas o melhor mesmo é cuidar dos fios, para que eles não cheguem a esse ponto. Um cabelo com a saúde em dia estará protegido contra as agressões diárias.

Veja também:

Não quer mais sofrer com pontas secas? Siga as dicas:

1- Mantenha o corte em dia

Cortar o cabelo a cada três meses te ajudará a manter as pontas saudáveis e eliminar aquelas que já estão secas e sem vida. Não precisa cortar muito, dependendo da situação dos seus fios, um centímetro já traz muito resultado.

2- Capriche na hidratação

Sua rotina de beleza deve incluir, ao menos, uma hidratação por semana. Isso manterá o seu cabelo forte e ajudará a proteger os fios.


3- Escolha bem o seu xampu:

Busque lavar o cabelo com xampu nutritivo, sem sal. Nas pontas, aplique o condicionador. Escolha uma linha de produtos que tenha como objetivo tratar o cabelo danificado.

4 – Finalize com reparador de pontas:

Para finalizar o penteado, use, de preferência, pente de dentes largos e de madeira, penteando das pontas à raiz. Isso evita a quebra dos fios. Use finalizador que tenha óleo na composição. Protetor térmico antes de secar tmbém ajuda a proteger o cabelo. Aposte no reparador de pontas, ou óleo extra virgem de coco.

 

]]>
0
Como ter fios crespos mais definidos por mais tempo e espaçar as lavagens http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/01/18/como-ter-fios-crespos-mais-definidos-por-mais-tempo-e-espacar-as-lavagens/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/01/18/como-ter-fios-crespos-mais-definidos-por-mais-tempo-e-espacar-as-lavagens/#respond Sat, 18 Jan 2020 07:00:07 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1352

Neste verão, a maior dificuldade das cacheadas e crespas é ter que ficar lavando o cabelo o tempo todo por conta da estação. Para ter cachos definidos por mais tempo é preciso seguir algumas técnicas, e aí sim você poderá curtir todos os seus momentos sem ter que se preocupar.

O que muitos não sabem é que para ter mais dias após a lavagem é preciso de cuidados antes, durante e após a finalização. Veja os passos que funcionam para mim.

Veja também:

1 – HIDRATAÇÃO

Faça uma hidratação por semana, e assim manterá a saúde dos seus fios em dia. Sem cabelo saudável não tem como segurar a onda.

2- FITAGEM DETALHADA

Essa técnica é muito indicada para quem busca uma super definição dos cachos. Ela leva um pouco mais de tempo para fazer, mas vale super a pena.

3- CREME CONSISTENTE

Aposte em finalizadores com muita consistência e com foco em definição. Para usá-los, é preciso estar com o seu cabelo levemente enxuto para o produto penetre nos fios. O produto vai definir seu cabelo e segurar os cachos por mais tempo.

4 – ABUSE DOS ÓLEOS

Os óleos são os nossos principais aliados para ajudar contra o ressecamento, dando fortalecimento para os fios e muito brilho.

5- CUIDADO AO DORMIR

O nosso maior medo é de perder o formato dos cachos durante o sono. Use lenços ou fronha de cetim. Isso vai ajudar a não desmanchar e manter a definição por mais tempo.

6- MEDIDA DE EMERGÊNCIA

Se os cachos começarem a perder a forma, você não precisa lavar novamente, calma. Coloque dentro de um borrifador um pouco de água + creme para pentear e borrife apenas naquela mecha que necessita ser refeita. Seque com secador e pronto!

7- PROTEÇÃO

O seu cabelo precisa ser protegido contra agressões externas, contra o calor do secador, contra a exposição ao sol. Use produtos que contenham protetor térmico, e antes do secador use um produto termoativo. Deste modo você poderá curtir seu verão super tranquila.

8- PRODUTOS DE VERÃO

Use produtos específicos para praia e piscina para manter a saúde do seu cabelo intacta.

Todas essas dicas são perfeitas para fazer com que os seus cachos durem por mais tempo com muita definição e saúde. Para mim funciona e é possível ficar até 5 dias sem lavar.

]]>
0
Fator encolhimento: como acabar com esse drama do cabelo crespo http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/01/11/fator-encolhimento-como-acabar-com-esse-drama-do-cabelo-crespo/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/01/11/fator-encolhimento-como-acabar-com-esse-drama-do-cabelo-crespo/#respond Sat, 11 Jan 2020 07:00:58 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1345 Nós que temos o cabelo crespo e cacheado tipo 3 sabemos que o fator encolhimento está presente no nosso dia a dia. Quando lavamos os cachos, é possivel ver a diferença gritante dele molhado x seco. Hoje venho apresentar para vocês algumas dicas e truques para driblar isso.

Tudo começa a partir da finalização: quanto mais definição você tem nos cachos mais encolhido ficará o seu cabelo. Então a dica é apostar em outras técnicas de finalização que foquem em tanta definição, como a “fitagem” e “dedoliss”.

Veja também:

Dormir sem encolher o cabelo: a dica é dormir com o famoso “coque abacaxi” usando o lenço de cetim. Prenda o cabelo no alto da cabeça e pronto. Além de eliminar o frizz em excesso, ajuda também a manter os cachos no lugar sem amassar.

Secador é seu grande aliado: a técnica do secador na raiz é uma das mais utilizadas pelas cacheadas e crespas. Ajuda esticar a raiz dando maior comprimento, mas nem sempre funciona. A raiz até pode se manter esticada por um tempo, mas depois encolhe novamente. O jeito é testar as dicas e ver qual funciona melhor no seu cabelo.

O coque esticado: esse penteado ajuda muito, mas você precisa prender levemente o cabelo pra cima e fazer o coque sem desmanchar os cachos. Depois de 1 hora, solte e verá que o fator encolhimento terá diminuido bastante.

Essas dicas funcionam muito para mim e espero que sejam boas para vocês também.

]]>
0
Penteados com lenço valorizam os cachos. Aprenda a fazer cinco versões http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/01/04/penteados-com-lenco-valorizam-os-cachos-aprenda-a-fazer-cinco-versoes/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2020/01/04/penteados-com-lenco-valorizam-os-cachos-aprenda-a-fazer-cinco-versoes/#respond Sat, 04 Jan 2020 07:00:03 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1333 O verão chegou e o lenço de cetim pode ser um aliado estiloso e mega descolado para lidar com as altas temperaturas. Ele valoriza os nossos cachos, dando charme e ar moderno para qualquer produção. Veja algumas inspirações para arrasar nessa estação:

Veja também:

1 – Laço lateral

Esse look é ideal para o cabelo crespo curto e para quem não gosta de prender os fios. Para fazê-lo, é super simples: basta dividir o cabelo ao meio e amarrar o lenço dando um único nó. Você pode, também, deixar as pontas do lenço caindo lateralmente no ombro, dando um toque a mais.

2- No coque

Além de ser charmoso e romântico, este look é bem fácil. Faça um coque no alto da cabeça e amarre o lenço em volta dele, como na foto. Pronto! Confesso que este é um dos meus penteados favoritos.

3- Como bandana

Este look foi muito popular no fim dos anos 1990 e, por ser moderno e estiloso, complementa bem um visual urbano. Porém, é mais recomendado para quem não tem muito calor na cabeça.

4- Enrolado

Enrolar um lenço comprido no cabelo preso pode acrescentar um detalhe charmoso à produção. E mais: além de super fashionista, ele salva a gente naqueles dias de bad hair day.

5- Vintage

Similar a um turbante, este penteado tem uma pegada pin-up. Para fazê-lo, dobre o lenço em um triângulo e amarre no black, deixando o nó na parte da frente. Fácil e estiloso.

]]>
0
4 erros que você não deve cometer com os seus cachos no verão http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/12/28/4-erros-que-voce-nao-deve-cometer-com-os-seus-cachos-no-verao/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/12/28/4-erros-que-voce-nao-deve-cometer-com-os-seus-cachos-no-verao/#respond Sat, 28 Dec 2019 07:00:11 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1324

Estamos chegando ao fim de mais um ano e e nos aproximando desse delicioso período de festas, confraternizações e férias -quando aumenta a chance de estarmos em locais com piscina, ou proximas à praia e com muito sol.

Verão chegou e precisamos proteger o nosso cabelo das possíveis agressões e danos que essa estação pode causar aos nossos cachos. Existem alguns erros que cometemos e que comprometem a beleza dos fios. Eu indico alguns deles para que possamos juntas melhorar o look dos cachos.

Veja também:

 

Não preparar o cabelo para receber o sol:

Esse erro é para aqueles casos em que você sabe que vai viajar e ficará com o cabelo exposto ao sol, encarando piscina ou mar. Faça hidratação, nutrição e reconstrução para manter a saúde do cabelo em dia. Ele estará forte para enfrentar os possíveis danos da maratona sol, cloro e água do mar.

Não investir no protetor:

Use produtos antes, durante e depois da exposição solar; isso irá manter a saude do seu fio crespo. Hoje existem muitos produtos de cabelo para o verão, não deixe seu cabelo exposto ao sol e cloro, ou sal sem proteção porque o fio pode ressecar.

Excesso de lavagem:

Evite lavar o cabelo mais do que o necessário, em qualquer estação do ano. O cabelo crespo é naturalmente mais seco, lavagens excessivas podem retirar a proteção do fio e ressecar ainda mais o cabelo.

Dormir com o cabelo molhado:

Quando estamos curtindo com a familia ou amigos, acabamos deixando um pouco de lado a rotina de cuidados do dia a dia. Seque o cabelo antes de dormir, para evitar enfraquecimento do fio, odor, e cabelos quedradiços.

Exposição excessiva ao sol:

Mesmo lançando mão de produtos para proteger os fios, não deixe o cabelo por muito tempo exposto ao sol, e lembre de reaplicar os protetores de cabelo seguindo as instruções do produto.

Tentando não cometer esses erros, você estará super preparada para arrasar com o seu cabelo crespo no verão.

]]>
0
Minha receita com banana para deixar seu cabelo sem frizz http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/12/21/minha-receita-com-banana-para-deixar-seu-cabelo-sem-frizz/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/12/21/minha-receita-com-banana-para-deixar-seu-cabelo-sem-frizz/#respond Sat, 21 Dec 2019 07:00:36 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1317

Amo o frizz, mas não gosto quando o meu cabelo fica ressecado. Nem todas as crespas gostam do cabelo com frizz, não é mesmo?

A dica de hoje é para deixar o seu cabelo muito definido, com brilho, nutrido e sem frizz. É minha receita especial com banana.

Veja também:

A banana é uma fruta rica em potássio e pode ajudar no fortalecimento dos fios, minimizando a quebra e restaurando a elasticidade natural do seu cabelo. Além disso, é um ótimo hidratante por conta dos seus óleos naturais, além da vitamina A, B6, C e E, ferro e zinco.

Ela vai ajudar a suavizar o cabelo e proteger. Este é o momento de você resgatar esse cabelo.

COMO FAZER?

Passo 1:

Amasse bem 1 banana até que vire uma massinha. Misture com duas colheres de creme de hidratação que tenha foco em nutrição e mais 2 colheres de óleo de oliva.

Passo2:

Lave o cabelo apenas com xampu, e, logo em seguida, com o cabelo levemente úmido, divida em 4 partes e aplique a mistura mecha a mecha por todo o cabelo.

Passo 3:

Deixe agir de 15 a 20 minutos. Em seguida exágue e finalize como quiser.

O seu cabelo vai ficar um espetáculo!

]]>
0
Quatro penteados de festa perfeitos para cabelos crespos http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/12/14/quatro-penteados-de-festa-perfeitos-para-cabelos-crespos/ http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/2019/12/14/quatro-penteados-de-festa-perfeitos-para-cabelos-crespos/#respond Sat, 14 Dec 2019 07:00:30 +0000 http://saholiveira.blogosfera.uol.com.br/?p=1309 O cabelo crespo e cacheado é um charme por si só, mas com um simples detalhe ele vira um acontecimento. Ano novo vem ai, e com ele vem muitas festas, confrertanizações da firma, amigo secreto com amigos e famÍlia. Que tal aproveitar tanta oportunidade para adotar um novo penteado arrasador?

1- Penteado solto com mecha presa:
Ele é super simples de fazer e fica um charme. Basta separar uma mecha na parte da frente, divida diagonalmente como na foto. Do lado direito faça uma trança e, do lado esquerdo, prenda com grampros.  Use um gel de boa fixação patra fazer esse penteado.

 

2- Penteado semipreso

Um penteado super lindo e estiloso. Ideal para você que tem o cabelo crespo curto e não sabe o que fazer para dar uma mudada no visual para as festas.  Separe um mecha dividindo quase na metade da cabeça, como na foto. Divida essa mecha ao meio, e faça dois torcidinhos de cada lado e prenda. Use uma pomada para fazer esse penteado.

3- Penteado preso:

Tranças ficam muito lindas no cabelo crespo e caem bem em qualquer situação. Esse penteado é lindo, chique e super fácil de fazer. Faça quatro tranças como fossem embutidas até na altura da nuca, deixando levememte solto o final das tranças. Pronto, isso dará o toque final no seu penteado. Use uma pomada ou um gel de fixação máxima.

 

4- Penteado preso com ar retrô:

Esse penteado é perfeito, super retrô e chique. Você pode usar para um almoço ou para um jantar, fica lindo em diversas situações. Tudo vai depender da composição do seu look. Divida o cabelo ao meio como se fosse fazer duas tranças soltas. Ao chegar na altura da nuca, prenda uma trança na outra e pronto.

Trouxe penteados lindos e simples  para que você consiga fazer na sua casa. Arrase, você não veio para pouco!

]]>
0