PUBLICIDADE

Topo

Histórico

Categorias

5 mitos que precisamos derrubar sobre o cabelo crespo

Sah Oliveira

07/03/2020 04h00

Muitos mitos foram inventados sobre os nossos cabelos. Acho que por conta da imposição de padrões, a grande maioria das pessoas não sabia lidar com o seu cabelo natural e acreditava em muita coisa errada.

Ainda existem muitas pessoas que não sabem como cuidar do cabelos crepos e crespíssimos. Não precisa ter vergonha: isso não é culpa sua e sim do racismo estrutural, que acabou destruindo a sua real identidade.

Quero desmistificar alguns mitos em que você, mulher crespa ou não, acredita. Acho muito importante entendermos quem somos, e sobre nossa identidade. O cabelo faz parte da nossa identidade, ele está conectado diretamente à nossa raça e aos nossos ancestrais.

1º MITO: CABELO CRESPO É DIFICIL DE LAVAR

Nossos cachos precisa ser lavados normalmente como qualquer outro cabelo, as únicas diferenças são os tipos de xampus utilizados e a quantidade de vezes que deve ser lavado durante a semana. Mas o modo como deve ser lavado é como qualquer outro cabelo, tá certo?

2º MITO: É DURO, NÃO DÁ PARA PENTEAR

Seco você não deve nem pensar, o grande erro das pessoas é tentar desembaraçar o cabelo crespo a seco como se fosse um cabelo liso. Cada cabelo tem sua particularidade, por conta do formato dos nossos fios eles se intrelaçam um no outro formando "'molas". Uma vez desembaraçado, debaixo do chuveiro após o condicionador, não precisar pentear outra vez.

3º MITO: CABELO CRESPO NÃO CRESCE

Ele cresce sim, a diferença é que por ter cachos bem fechados o nosso cabelo sofre do fator encolhimento e, consequentemente, não mostra seu real comprimento. Quer fazer um teste? Pegue uma mecha de cabelo e estique o máximo que conseguir e veja até onde ele vai.


4º MITO: TEM QUE LAVAR TODOS OS DIAS

Não faça isso, seu cabelo não é sujo, não é fedorento, não é feio. Lavar todos os dias só vai ressecar seus fios, porque o nosso cabelo já é seco por natureza e por isso não deve ser lavados todos os dias. Lave 2 ou 3 vezes na semana.

5º MITO: CABELO CRESPO É FEIO

Não acredite nisso, não deixe a ditadura dos cachos perfeitos apagar a verdadeira beleza do cabelo crespo. Veja no seu cabelo a beleza que só ele pode ter, enxergue o poder que só ele tem.

Veja também:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre a autora

Com 23 anos, Sah é formada em Marketing na Universidade UBC e em Comércio Exterior pelo IFSP. Suzanense (SP), de família simples, conquista o público com sua simpatia, buscando sempre atender atenciosamente quem a acompanha.

Sobre o blog

Dicas de cuidados com o cabelo crespo e de beleza negra. Aqui você vai aprender técnicas para deixar os seus cachos ainda mais bonitos e vai entender melhor como lidar com o seu tipo de cabelo.

Blog da Sah Oliveira