Topo
Blog da Sah Oliveira

Blog da Sah Oliveira

Categorias

Histórico

Pele negra no outono: 6 cuidados para proteger o rosto e evitar manchas

Sah Oliveira

05/04/2019 05h00

No rosto, aplique apenas hidratantes específicos — nada de usar o mesmo creme do corpo! (Foto: iStock)

A pele negra tem alto teor de melanina, o que a torna mais resistente ao enrugamento e à flacidez. Porém, isso não significa que ela dispensa cuidados: a hidratação é uma das principais rotinas que devem ser seguidas, principalmente no outono-inverno.

Quando a nossa pele fica extremamente ressecada, podem surgir manchas escuras e também o aspecto acinzentado. Para evitar que isso ocorra, siga as seis dicas abaixo:

Veja também

1. Não lave o rosto com água quente

Pode ser mais difícil lavar o rosto com água fria no inverno, mas tente usar água morna quase fria. Assim, você vai evitar que a pele resseque.

2. Não passe no rosto o mesmo sabonete que usa no corpo

Os sabonetes corporais — mesmo os líquidos — não tem fórmulas adequadas para o rosto. Use produtos específicos, de acordo com o seu tipo de pele, seguindo as recomendações de seu dermatologista.

3. Nada de usar esponja corporal no rosto

Ela serve apenas para esfregar a pele do corpo. É muito agressiva para a região do rosto e, por isso, pode danificá-lo. Se você achar que passar sabonete facial não é o bastante, tente usar escovas faciais e outros aparelhos que prometem limpar melhor a pele.

4. Esfolie a pele uma vez por semana

A nossa pele fica detonada com os agentes externos, como poluição, sol e vento. A esfoliação semanal ajuda a eliminar as impurezas, limpando e purificando a pele, ao remover as células mortas. Que tal recorrer a um esfoliante caseiro?

5. Não passe hidratante corporal no rosto

Afinal, esse tipo de creme foi feito para o corpo e não para o rosto. Na face, a pele é muito mais sensível e, portanto, é melhor usar produtos específicos. Pele oleosa não é desculpa para descuidar da hidratação: no mercado, há vários tipos de texturas de hidratante. Nesses casos, prefira os mais leves e que sejam livres de óleo.

6. Use Bepantol líquido

Comecei a usar o Bepantol líquido antes da maquiagem diariamente e o aspecto da minha pele mudou. Ela está com a aparência muito mais saudável. O ideal é aplicá-lo após lavar o rosto. Espere secar e, em seguida, use uma bruma: esse produto, além de hidratar a pele, também a deixa com mais viço.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre a autora

Com 23 anos, Sah é formada em Marketing na Universidade UBC e em Comércio Exterior pelo IFSP. Suzanense (SP), de família simples, conquista o público com sua simpatia, buscando sempre atender atenciosamente quem a acompanha.

Sobre o blog

Dicas de cuidados com o cabelo crespo e de beleza negra. Aqui você vai aprender técnicas para deixar os seus cachos ainda mais bonitos e vai entender melhor como lidar com o seu tipo de cabelo.