Topo

Histórico

Categorias

Blog da Sah Oliveira

Tatuagem em pele negra: cores, cuidados e mais dicas para escolher a sua

Sah Oliveira

23/03/2019 05h00

A técnica do sombreado é excelente para ser aplicada na pele negra (Foto: iStock)

Nunca fez tatuagem porque acredita que pelo fato de ter a pele negra ela irá não aparecer? Quando fui fazer a minha primeira tattoo, confesso que fiquei um pouco insegura, mas logo percebi que muitas coisas que tinha ouvido falar não eram bem verdades.

A pele negra exige certa atenção na hora de fazer tatuagem por suas especificidades e, por esse motivo, há muitos mitos e dúvidas. Nossa pele tem maior quantidade de melanina, o que pode atrapalhar a pigmentação. Isso significa que, em peles mais escuras, algumas cores como amarelo e marrom podem não pigmentar.

Veja também

"O mais adequado é não aplicar cores e usar apenas o sombreado, que ficará mais vivo na nossa pele", diz a tatuadora Aline Monteiro, especialista em pele negra. Ela ainda ressalta que, antes de fazer a tatuagem, o ideal é conversar com paciência com o seu profissional alinhando todos os detalhes.

Quais cores podem ser usadas na pele negra?

Pigmentos vermelhos e azuis são os mais fortes e, por isso, ficam mais vivos em pele negra. Porém, o mais recomendado é abusar do sombreado.

O que fazer para a tatuagem não ficar com aspecto manchado?

O legal não é aplicar muita tinta, evitando o preenchimento de preto, usando e abusando mais do sombreado. Tem que aparecer pele no desenho. Evite preencher tudo de preto, para que não pareça uma mancha de longe. Use traços finos, evitando os mais fortes.

A pele negra tem maior propensão a queloides?

Sim. A pele negra produz mais colágeno que o necessário. Por esse motivo, o profissional deve ficar atento na hora de fazer a tatuagem, pois pode haver a impressão de que a tatuagem não está "pegando", e é nesse momento que muitos tatuadores pecam, forçando a agulha na pele, aumentando ainda mais o risco de queloide.

Quais cuidados devemos ter após tatuagem?

Em relação aos cuidados, nada muda: são os mesmo para todos os tipos de pele. Evite exposição ao sol, alimentos gordurosos e carne de porco.

Sobre a autora

Com 23 anos, Sah é formada em Marketing na Universidade UBC e em Comércio Exterior pelo IFSP. Suzanense (SP), de família simples, conquista o público com sua simpatia, buscando sempre atender atenciosamente quem a acompanha.

Sobre o blog

Dicas de cuidados com o cabelo crespo e de beleza negra. Aqui você vai aprender técnicas para deixar os seus cachos ainda mais bonitos e vai entender melhor como lidar com o seu tipo de cabelo.

Blog da Sah Oliveira