Topo

Histórico

Categorias

Blog da Sah Oliveira

Nó de fada: o que é e como evitar o problema típico de cacheadas e crespas

Sah Oliveira

06/09/2018 05h00

Nós de fada são muito comuns em cabelos crespos e cacheados (Foto: iStock)

Ao passar as mãos no seu cabelo, você nota que tem algum tipo de nozinho nas pontas? Se sim, esses são os nós de fada, que surgem quando os cachos se embolam ou formam pequenos nós em um único fio.

Os crespos e cacheados são mais propensos a ter nós, porque os fios são mais finos, sensíveis e fechados. Em pouca quantidade, eles não fazem mal à saúde do cabelo, mas se houver muitos podem ocasionar quebra e deixar as madeixas fragilizadas. Os nós são causados por coisas simples do dia a dia — mas podem ser evitados facilmente.

Veja também

Como evitar?

  • Evite pentear o cabelo a seco. O ideal é desembaraçar o cabelo molhado com condicionador, com pentes de dentes largos, que não agridem tanto o cabelo.
  • Não prenda os fios molhados — seque-os antes.
  • Não abuse de ferramentas de calor, como secador e babyliss, sem proteção térmica.
  • Capriche na hidratação com produtos específicos para seu tipo de fio.
  • Nada de esfregar os cabelos, porque o atrito causa frizz, o que pode gerar a formação de nós. Apenas aperte os fios com a toalha.
  • Evite água quente, porque isso facilita o ressecamento, o que vai causar os nós nas pontas.
  • Use fronha de cetim no travesseiro — esse material provoca menos atrito que o algodão.

Como eliminar?

Os nós de fada geralmente aparecem nas pontas e raramente no comprimento. São inofensivos,  mas causam constante embaraço dificultando ainda mais o desembaraço. A única forma de eliminá-los é cortando: basta aparar as pontas. Cortes regulares, a cada três meses, ajudam a manter os cachos soltos e evitam que o problema piore.

Consigo conviver com os nozinhos?

É muito simples lidar com eles e evitar que se multipliquem. Os óleos são os melhores aliados para afastar os nós das pontas — eles proporcionam maleabilidade nos cachos e evitam o efeito de embaraço.

Sobre a autora

Com 23 anos, Sah é formada em Marketing na Universidade UBC e em Comércio Exterior pelo IFSP. Suzanense (SP), de família simples, conquista o público com sua simpatia, buscando sempre atender atenciosamente quem a acompanha.

Sobre o blog

Dicas de cuidados com o cabelo crespo e de beleza negra. Aqui você vai aprender técnicas para deixar os seus cachos ainda mais bonitos e vai entender melhor como lidar com o seu tipo de cabelo.

Blog da Sah Oliveira