Maquiagem para pele negra: veja como evitar 10 erros comuns
Sah Oliveira
03/12/2018 05h00
Com as dicas certas, você vai arrasar na maquiagem! (Foto: iStock)
A cada dia percebo o quanto é necessário entender melhor sobre a nossa pele. Isso passa por saber quais são os melhores produtos, como cuidar e lidar com a pele negra — o que ainda é um tabu até mesmo para muitos profissionais de maquiagem.
É preciso levar em consideração que temos uma diversidade muito grande de tons. Mas, em geral, evitar estes dez erros é essencial:
Veja também
- Garotas usam maquiagem e cera para fazer "plásticas" falsas no nariz
- Produto que Meghan Markle usa para iluminar a pele custa R$ 67 no Brasil
1. Esquecer de hidratar e proteger
A hidratação é indispensável. Após hidratar, é preciso usar um protetor solar, que ajude a proteger a pele, evitando manchas. A pele negra é sensível e precisa de atenção redobrada no quesito proteção.
2. Não neutralizar
Dependendo do tom de pele negra, as manchas podem ser mais claras ou mais escuras. Uma única pele pode, ainda, ter manchas claras e escuras, o que exige neutralização antes de aplicar a base. Para neutralizar, é preciso saber qual é o tom de pele com que você está lidando para entender qual será o tom ideal de corretivo que você deverá usar.
3. Escolher a base de tom errado
Nós, negras, infelizmente ainda temos uma enorme dificuldade em encontrar produtos para o nosso tipo de pele. Levei muito tempo para encontrar a minha base correta. Identifique se o seu tom de pele é de fundo amarelo, caramelo, marrom, quente ou frio — sabendo isso ficará mais fácil de encontrar. Caso você não saiba identificar, peça a ajuda de algum profissional e vá testando, usando diversas bases. Esse será o único jeito de encontrar sua base.
4. Passar corretivo muito claro nas olheiras
Usar corretivo muito claro para corrigir as olheiras vai dar o famoso efeito panda. O ideal é usar um corretivo três tons abaixo do da sua pele.
5. Exagerar no pó
Use pouco pó e, de preferência, apenas nas áreas mais oleosas. Não use pó translúcido, que irá deixar a sua pele acinzentada. O indicado é usar o pó banana (em tons de pele negra com fundo amarelo).
6. Errar na cor do blush
Procure usar o tom que combine com a sua pele. Tons terrosos, de pêssego e com fundos puxados para o marrom são os mais indicados.
7. Usar iluminador no tom errado
A tendência de pele iluminada pegou e ninguém sai de casa sem iluminador. Sempre use os de cor bronze, cobre ou dourado, para não ficar com aquele efeito branco.
8. Dormir com maquiagem
Isso é um dos piores erros, se você quer ter uma pele bonita e saudável evite esse tipo de atitude. Dormir com maquiagem é o mesmo que querer ter espinhas, cravos e rugas.
9. Não cuidar da pele
Nenhuma maquiagem ficará maravilhosa se a pele não estiver saudável. Cuidados são essenciais para se mantê-la radiante e poderosa. Tente dar uma atenção especial ao menos uma vez por semana, além de manter os cuidados diários, com produtos recomendados pelo dermatologista.
10. Fazer contornos equivocados
Um dos maiores erros é esconder os nossos traços, de que tanto temos orgulho, com contornos. O ideal é contornar para realçar e valorizar ainda mais alguns traços.
Sobre a autora
Com 23 anos, Sah é formada em Marketing na Universidade UBC e em Comércio Exterior pelo IFSP. Suzanense (SP), de família simples, conquista o público com sua simpatia, buscando sempre atender atenciosamente quem a acompanha.
Sobre o blog
Dicas de cuidados com o cabelo crespo e de beleza negra. Aqui você vai aprender técnicas para deixar os seus cachos ainda mais bonitos e vai entender melhor como lidar com o seu tipo de cabelo.