Topo

Histórico

Categorias

Blog da Sah Oliveira

Aproveite o isolamento para se conhecer e se aceitar: quem, afinal, é você?

Sah Oliveira

25/04/2020 04h00

(Foto: arquivo pessoal)

Talvez você já esteja cansada de ouvir a palavra autoconhecimento. Mas você sabe mesmo o que isso significa? Você tem conseguido colocar esse conceito em prática? Será que você se conhece de verdade? Talvez esse seja o momento ideal para você se descobrir e entender os seus limites.

Essa fase de isolamento pela qual estamos passando nos coloca em situações limite. É como se tudo estivesse colorido com tintas fortes. Há dias muito otimistas, em que acordamos com vontade de vencer; e há dias que são pura angústia, em que mal conseguimos sair da cama. Uma montanha-russa de emoções.

Veja também:

Quem se conhece lida melhor com as instabilidades

Aceitar seus medos, suas fraquezas, aceitar que há dias em que não se está bem e saber explicar o por quê. O autoconhecimento nos ajuda a sermos mais generosas com a gente mesma. Você pode buscar isso de muitas maneiras: com psicoterapia, com meditação, com leitura, com vivências que te ensinam ao longo da vida ou que te colocam frente a frente com os seus limites.

A minha ferramenta para dar inicio a esse processo de autoconhecimento foi a transição capilar. Parece boba, mas foi por meio dessa mudança que eu puder perceber a verdadeira Sara que existia dentro de mim — e vi tudo mudar à minha volta. O autoconhecimento expõe suas vulnerabilidades e ajuda no caminho da resiliência, que é a aceitação das coisas que não podem ser mudadas. É saber esperar o tempo certo para agir e, aí sim, colher mudanças.

É tempo de se conhecer. De entender o que importa, perceber seus valores, trabalhar pelo seu crescimento. Aproveite esse momento para aprender a se aceitar e a se amar. Aprenda a viver suas emoções — aceite suas emoções.

Tenha paciência e seja generosa com você mesma assim como você seria com uma amiga querida. Permita-se ser quem você é de verdade, não se cobre demais; não é hora de se cobrar por ser  produtiva, criativa, feliz.

Busque paz, procure pequenos momentos de alegria no seu dia, viva esse momento da melhor maneira possível. Desde que seja possível.

Sobre a autora

Com 23 anos, Sah é formada em Marketing na Universidade UBC e em Comércio Exterior pelo IFSP. Suzanense (SP), de família simples, conquista o público com sua simpatia, buscando sempre atender atenciosamente quem a acompanha.

Sobre o blog

Dicas de cuidados com o cabelo crespo e de beleza negra. Aqui você vai aprender técnicas para deixar os seus cachos ainda mais bonitos e vai entender melhor como lidar com o seu tipo de cabelo.

Blog da Sah Oliveira