Topo

Histórico

Categorias

Blog da Sah Oliveira

Todos os dias eu me perguntava "Por que nasci assim?"

Sah Oliveira

01/02/2020 04h00

Cresci achando que eu era um erro. Na pré-escola, no colégio, nas mídias, em todos os lugares isso era cruelmente confirmado. Me sentia a pessoa mais feia do mundo, por ter a minha cor de pele e o meu cabelo crespo, "cabelo duro". Todos os dias eu me perguntava "Por que nasci assim?".

Ser mulher e negra nunca foi fácil, desde de criança sinto isso na pele diariamente. Com o racismo pude perceber o quanto eu estava sendo oprimida não me aceitando, não aceitando o meu cabelo, não aceitando a minha cor, não aceitando quem eu sou de fato.

Veja também:

E para mudar isso e bater de frente com toda essa imposição e opressão é preciso mostrar o nosso poder, o poder da nossa beleza que foi apagada por muito tempo. Sim, apagada.

Na TV, nunca me via, nas publicidades não me via também. Tudo à minha volta queria dizer que ser negra era um erro. A mulheres deixou de acreditar na sua beleza, achava que para ser "linda" teria que ter cabelo liso, pele clara e traços finos.

Como tudo mudou?

Depois que trabalhei minha auto-estima diariamente na frente do espelho dizendo para mim mesmo "Eu sou linda, sim" e "Eu não vim para pouco", comecei a me sentir forte, poderosa, e percebi que eu sou uma mulher lindíssima e ninguem pode mudar isso. Eu sou os meus próprios padrões, eu sou forte, e ser mulher negra é maravilhoso.

Não deixe nada e ninguém apagar sua beleza, tá?! Mulheres negras se emponderem-se!

Como diz Angela Davis "Não aceito mais as coisas que não posso mudar, estou mudando as coisas que não posso aceitar".

Mude para não ser anulada, não aceite o resto, não aceite o pouco, porque nós não viemos para pouco, tá?!

Sobre a autora

Com 23 anos, Sah é formada em Marketing na Universidade UBC e em Comércio Exterior pelo IFSP. Suzanense (SP), de família simples, conquista o público com sua simpatia, buscando sempre atender atenciosamente quem a acompanha.

Sobre o blog

Dicas de cuidados com o cabelo crespo e de beleza negra. Aqui você vai aprender técnicas para deixar os seus cachos ainda mais bonitos e vai entender melhor como lidar com o seu tipo de cabelo.

Blog da Sah Oliveira