Topo

Histórico

Categorias

Blog da Sah Oliveira

A força da mulher negra em dois penteados

Sah Oliveira

16/11/2019 04h00

As mulheres africanas usavam seus penteados carregados de símbolos. Os penteados podiam indicar: status, estado civil região geográfica, religião, identidade étnica, classe social, status dentro de sua própria comunidade e até mesmo sobre a vida pessoal da pessoa. Cada região da África tem sua identidade particular nos penteados. Alguns looks eram usados em apenas em ocasiões especiais. A verdade é que existe um penteado para cada acontecimento social.

O cabelo para mulher negra pode simbolizar a resistência do nosso povo. Carregamos isso como signo da nossa identidade.

Fotos: Wherb

O que mais me chama atenção é a força dessas mulheres mesmo em meio à escravidão onde viviam situações cruéis, elas conseguiam encontrar formas de se comunicar através de um penteado. Muitas mães fazia penteados nas suas filhas para não perder suas filhas, usando como forma de identificação.

Tenho orgulho de ser uma negra, somos fortes, guerreiras, e resistindo todos dias vamos vencendo dia após dia. Como diz Angela Davis, "quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela".

Não abaixe a cabeça, não deixe que ninguém apague sua beleza, não deixe se apagar a verdadeira mulher que existe dentro de você. Esse texto precisa ser motivador e inspirador para você.

Quero ensinar esses dois penteados inspirados em penteados africanos. Para você arrasar e brilhar ainda mais por que não viemos para pouco.

Um penteado simples e lindo

PASSO 1: Divida um mecha na parte da frente e, fazendo um torcido de cada lado, você prendera a mecha no alto da cabeça como na foto. Mas antes de prender, separe na altura de suas sombrancelhas duas mechas pequenas para fazer suas tranças, elas dão um charme super especial no penteado.

Fotos: Wherb

Fotos: Wherb

PASSO 2- Faça um coque no alto da cabeça, levemente sem tirar a caracteristica dos cachos.

Fotos: Wherb

Prontinho para arrasar, e tombar.

Meu penteado fantástico

Gosto dele por que me transmite força, garra e ao mesmo tempo me sinto charmosa.

PASSO 1: Separe uma mecha na parte da frente e, logo a após, divida em quatro partes fazendo um minicoque em cada uma dessas partes. Ao finalizar, prenda a o seu coque com um grampo para ter certeza que o seu penteado ficará intacto como na foto abaixo:

Fotos: Wherb

PASSO 2: Prenda a parte de trás toda para cima, no topo da cabeça deixando os cachos levemente soltos na parte cima. Isso dará um toque final.

Fotos: Wherb

PASSO 3: Penteado chique, estiloso, poderoso para você arrasar.

Fotos: Wherb

Sobre a autora

Com 23 anos, Sah é formada em Marketing na Universidade UBC e em Comércio Exterior pelo IFSP. Suzanense (SP), de família simples, conquista o público com sua simpatia, buscando sempre atender atenciosamente quem a acompanha.

Sobre o blog

Dicas de cuidados com o cabelo crespo e de beleza negra. Aqui você vai aprender técnicas para deixar os seus cachos ainda mais bonitos e vai entender melhor como lidar com o seu tipo de cabelo.

Blog da Sah Oliveira